sexta-feira, 28 de junho de 2013

Faleceu D. João Alves (1925 - 2013)


A Diocese de Coimbra anunciou que D. João Alves, Bispo emérito de Coimbra, faleceu esta manhã, pelas 8h00, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. O funeral realiza-se amanhã na Sé Nova, pelas 11h00, sendo sepultado no Jazigo dos Bispos de Coimbra, no Cemitério da Conchada.

D. João Alves nasceu a 13 de Dezembro de 1925, na paróquia de São Salvador, concelho de Torres Novas.
Frequentou os seminários do Patriarcado de Lisboa, onde foi ordenação presbítero, a 29 de Junho de 1951, na Sé Patriarcal de Lisboa. Tendo sido ordenado, assumiu as funções de prefeito e professor no Seminário de Almada, de que foi posteriormente Reitor.
Frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde obteve a licenciatura em Filosofia. Em 1966, foi nomeado Cónego da Sé Patriarcal de Lisboa. Quando em 1966 o Patriarcado de Lisboa foi dividido em três Zonas Pastorais, foi nomeado Vigário Episcopal para a Zona Pastoral de Setúbal, tendo vindo a preparar a formação da nova diocese.
A 8 de Setembro de 1975, foi nomeado Bispo Auxiliar de Coimbra e titular de Scala, tendo sido ordenado a 11 de Novembro, na Sé de Lisboa. À ordenação episcopal presidiu o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro, tendo como bispos ordenantes D. João Saraiva, Bispo de Coimbra e D. Manuel Falcão, Bispo de Beja.
Entrou na Sé de Coimbra, em 30 de Novembro de 1975. Desde a morte de D. João Saraiva, em 3 de Abril de 1976, governou a Diocese como Vigário Capitular; tendo sido nomeado Bispo Diocesano de Coimbra, pelo Papa Paulo VI, tomou posse a 8 de Setembro de 1976. Em 7 de Fevereiro de 1984, foi nomeado pelo Papa João Paulo II membro da Congregação dos Religiosos e Institutos Seculares. Foi Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, nos triénios 1993-1995 e 1997-1999. Em 1999 foi nomeado Presidente da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais. Após completar os 75 anos e tendo pedido resignação ao Santo Padre, passou a bispo emérito de Coimbra, sendo sucedido a 24 de Março de 2001, pelo bispo coadjutor de Coimbra, D. Albino Cleto.
Durante os anos que foi bispo emérito de Coimbra, residiu em Fátima, orientando muitos retiros e encontros de formação, dentro e fora da Diocese.
Publicou no Diário de Coimbra muitos artigos de opinião acerca da vida da Igreja e da sociedade.
Fez também parte da Comissão Paritária de regulamentação da Concordata entre a Santa Sé e o Estado Português.
Nos últimos anos, marcados pela doença e pelo sofrimento, residiu na Casa Episcopal de Coimbra e, ultimamente, na Casa do Clero de Coimbra.
Sexta, Junho 28, 2013, in Diário de Coimbra.
in GeneAll.net

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: