quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Pratos típicos pelo mundo...

Cada país possui um prato característico que o representa – gastronomicamente falando – para o resto do mundo. Em uma viagem, além de conhecer pontos turísticos, fazer compras e passear pela cidade, a hora de comer também é fundamental para conhecer o lugar visitado.
Um prato típico de um lugar, é aquela comida que realmente nasceu no lugar, e seus ingredientes (na maioria das vezes) também são típicos da região. 
Acrescentamos o  link  ("volta ao mundo em 50 pratos") e ainda uma lista com vários pratos típicos espalhados pelo mundo: 
Ensopado de Carneiro, Irlanda
Os ingredientes do famoso ensopado irlandês são: carne de carneiro (claro!), cebola, batata, cenoura, aipo, salsa picada, caldo de carne e sal e pimenta a gosto. Por ser o prato típico da região, é claro que existem algumas variações de receita para receita, principalmente nos legumes escolhidos. Existe também um descendente desse ensopado, com ainda mais cara de Irlanda: o ensopado de Guiness. A receita é quase igual, mas a carne de carneiro é substituída pela bovina, que é marinada na Guiness, cerveja mais famosa da Irlanda.
Pratos Tipicos - Coreia (Foto: Divulgação)Bulgogi, Coreia
A palavra Bulgogi significa carne de fogo, e é literalmente o que o prato é. A carne bovina é temperada com vinho, água, cebola , molho de soja, cebola, alho e óleo de gergelim (ou oléo de sésamo) depois do tempero a carne vai ao fogo, pode ser grelhada ou cozida, sempre juntos de vegetais. No final a carne é embrulhada em vegetais (alface ou espinafre). Alguns fast-foods coreanos adaptaram o prato para um hambúrguer de Bulgogi.
Pratos Tipicos - Líbano (Foto: Divulgação)Quibe, Líbano/Síria
O prato também é bastante famoso em outros lugares do mundo, inclusive o Brasil. O verdadeiro lugar de origem é indefinido, mas é com certeza no Oriente Médio. No Líbano o quibe é o prato nacional, mas varia em tamanho, formatos e modo de preparo: alguns assados, cozidos e até crus. A receita original consiste em carne moída (ou proteína de soja) e trigo tabule.
Pratos Tipicos - Hungria (Foto: Divulgação)


Goulash, Hungria
Trata-se de um ensopado de carne (de preferência músculo) com vegetais, cebola, páprica, batatas, pimenta e etc. O prato é obrigatório na maioria dos restaurante húngaros e foi criado no século IX para diferenciar a Hungria do Império Astro-Húngaro.
Pratos Tipicos - Estados Unidos (Fotos: Divulgação)

Hambúrguer, Estados Unidos
Existem muitas especulações do verdadeiro país de origem do hambúrguer, mas a verdade é que independente de onde ele nasceu, hoje com certeza a casa do hambúrguer é os Estados Unidos. Dá para arriscar que o prato mais servido pelos restaurantes norte americanos é esse e em suas diversas formas e combinações.


Akee com bacalhau, Jamaica
Pratos Tipicos - Jamaica (Fotos: Divulgação)Akee é uma fruta típica da Jamaica que, em imagens, lembra bastante o guaraná brasileiro mas o gosto não. O sabor do Akee lembra nozes, e o prato típico da Jamaica é a mistura dele com o nosso já conhecido bacalhau. Visualmente lembra uma paeja, mas o gosto deve ser bem diferente (e bom!).

Pratos Tipicos - Austria  (Fotos: Divulgação)



Wiener Schnitzel, Áustria
O Wiener Schnitzel é um filé de vitela (podendo variar com outras carnes) empanado. O que chamamos no Brasil de “bife à milanesa”, o nome Wiener Schnitzel em alemão significa “escalope à moda de Viena”. São muitas origens, mas a verdade é que na Áustria esse é o prato típico, sempre servido acompanhado de salada de batatas.
Pratos Tipicos - França   (Fotos: Divulgação)

Pot-au-feu, França
Na França o prato típico é servido especialmente no inverno e outono, o motivo é claro: o ensopado de carnes, vegetais e especiarias combina com o clima frio.  As carnes podem variar, de galinha, bovina e até de caranguejo.
Pratos Tipicos - Brasil (Foto: Divulgação)

Feijoada, Brasil
No Brasil existem milhares de pratos típicos, muitos deles com origens nordestinas e que usam ingredientes que só podem ser encontrados em nossas plantações. Mas o fato é que nada consegue ser mais brasileiro do que uma feijoada de quarta-feira ou sábado.

Pratos Tipicos - Inglaterra (Foto: Divulgação)


Rosbife e Yorkshire pudding, Inglaterra
O Yorkshire Pudding era servido antigamente antes do Rosbife para estufar os convidados, para que comessem menos carne. Hoje é tudo servido junto com fatias de limão e saladas de batata. O bolinho salgado de massa fofa leva o nome de Yorkshire Pudding leva o nome do mesmo condado em que foi criado.
In http://www.decolar.com/blog/destinos/pratos-tipicos-pelo-mundo



  • Culinária e comidas típicas do Japão
  • A história e o desenvolvimento da culinária de Cuba
  • Comidas e pratos típicos da região norte do Brasil
  • Os alimentos tradicionais da Espanha
  • Culinária da região nordeste do Brasil

  • Receitas da África
  • Muitos colonizadores passavam pela África devido as rotas marítimas que ligavam o Oriente e Ocidente. Sendo assim, a comida típica da África recebeu influência de diversas partes do mundo, além da própria cultura dos nativos. Sua culinária se tornou uma fonte de ingredientes para diversos países do mundo.


    Os escravos sul-africanos por exemplo, que retornavam da Inglaterra, ensinavam o que aprenderam, assim como os africanos que viviam no oriente no período medieval. Existem também pratos exóticos, como o grilo frito. O bobotie é um prato feito com cozido de carne moída, leite, castanhas, pão, cebola, damascos, passas, curry (tempero forte). Essa é a comida típica preferida de Nelson Mandela.
    Normalmente, a maioria dos trabalhos relacionados à alimentação na África, são obrigações das mulheres. Desde a "plantação" ou "shambas" (como são chamados os campos de plantio), passando pela capina, plantio e colheita, até as atividades que incluem cozinhar e servir alimentos. Mas em algumas regiões, a mulher fica encarregada dos pratos doces, enquanto o homem prepara a carne.

    Tradicionalmente, a cozinha na África fica do lado de fora da casa, ou em uma construção separada dos quartos e salas. Até hoje, a comida mais típica na África encontrada na casa do nativo, são carnes com vegetais, fortemente temperadas em uma larga panela preta. A panela normalmente fica em cima de três pedras dispostas em triângulo, e o fogo consome lentamente três pedaços de madeira para cozinhar os alimentos.

    Comida típica do africano:

    Legumes:
    Batata doce
    Quiabo
    Melancia
    Mandioca
    Amendoins
    Repolho
    Amendoins

    Carnes:

    Frango

    Carne de porco
    Bife
    Variedade de peixes locais

    Plantas:

    Alho

    Pimenta Melegueta - "West Africa" (substituto de cardamomo)
    Cravos-da-índia
    Pimenta Preta
    Cardamomo
    Noz-Moscada
    Curcuma
    Arroz Mix
    Caril em pó
    Outras comidas típicas:
    Limão
    Arroz


    Algumas imagens dos pratos típicos da África:


    prato típico
    Chicken Curry (Frango com Curry)


    prato africano
    Bunny Chow (Pão recheado com frango)

    prato tradicional

    Biltong (Carne seca)

    culinária da áfrica

    Babotie (Parecido com a lasanha)

    prato típico da áfrica
    Oxtail (Rabada)

    cozinha da áfrica
    Umnqgusho (Flocos de milho secos) 
  • in Blog Culinárias do Mundo

Nenhum comentário:

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Testa a tua memória

Faz o teu presépio

Faz a tua árvore

Jogo Poluição das Águas

Jogo Eco-Cidade

Jogo Gesto Inteligente Transportes

Joga connosco e aprende!

Jogo interativo em Espanhol

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Jogo "Ser Pessoa"

Os perigos do tabaco

Os perigos do tabaco
Clica, joga e aprende...

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais