O que é educar para os Direitos Humanos (D.H.)?
Se definirmos a educação como a liberdade de aprender a pensar, com o acesso a informação total e imparcial, constatamos o desafio enorme que é a missão de educar para os D.H.. Pretende-se consciencializar, com toda a informação disponível, para as desigualdades e desafios que existem em mundos tão distantes que parecem fictícios.
Como escolher o que saber, com toda a não-informação que circula?
A Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), ratificada por Portugal em 1990, vem lembrar-nos de que as crianças, devido à sua vulnerabilidade, são ,muitas vezes, alvos fáceis deviolação de direitos humanos e necessitam por isso de uma atenção especial. Não apenas durante os períodos de paz, mas principalmente em épocas de guerra, o perigo a que as crianças estão expostas, particularmente as meninas, vai para além da ameaça silenciosa do dia a dia habitual, em que são esquecidas as condições básicas de saúde, alimentação e educação.
Um estudo encomendado pela ONU em 2003, sobre as formas de violência contra as crianças (enquanto violação dos seusdireitos humanos) tem resultados surpreendentes: a violência ocorre em todas as partes do mundo, em qualquer circustância e é transversal a classes sociais.
Assume a forma de maus tratos físicos, psicológicos, negligência, discriminação. Na maioria das vezes, é um acto premeditado, praticado por pessoas que conhecem bem as suas vítimas: pais, namorados, companheiros de escola, professores e empregadores. É reconhecido que violação dos direitos deixa na criança consequências de médio a longo prazo.
Tendo em conta o carácter permanente, global e voltado para a mudança da missão que é "educar para os direitos humanos", sempre tendo em vista a transmissão de valores de respeito pela dignidade da vida humana, (sendo para isso essencial a sua relação com todos osque fazem parte do processo educacional, pais e educadores no geral) para que seja firmada a importância de criar hábitos e práticas de tolerância. Pretende-se que surja de forma consistente uma cultura baseada na liberdade responsável, através da prática de justiça responsável e será esta a missão da APPANC, enquanto plataforma de partilha de saberes.
Assume a forma de maus tratos físicos, psicológicos, negligência, discriminação. Na maioria das vezes, é um acto premeditado, praticado por pessoas que conhecem bem as suas vítimas: pais, namorados, companheiros de escola, professores e empregadores. É reconhecido que violação dos direitos deixa na criança consequências de médio a longo prazo.
Tendo em conta o carácter permanente, global e voltado para a mudança da missão que é "educar para os direitos humanos", sempre tendo em vista a transmissão de valores de respeito pela dignidade da vida humana, (sendo para isso essencial a sua relação com todos osque fazem parte do processo educacional, pais e educadores no geral) para que seja firmada a importância de criar hábitos e práticas de tolerância. Pretende-se que surja de forma consistente uma cultura baseada na liberdade responsável, através da prática de justiça responsável e será esta a missão da APPANC, enquanto plataforma de partilha de saberes.
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