segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Por favor, salvem o planeta!


Em Copenhaga, já começaram os trabalhos da maior conferência de toda a história sobre o clima. Na abertura, os milhares de participantes de 192 países asssitiram a um filme que mostrou as consequências catastróficas do aquecimento do planeta.
O filme mostra uma criança a dormir tranquilamente numa cama abraçada a um urso de peluche branco, mas quando acorda a menina está no meio de um deserto sob um sol abrasador.
Logo depois aparecem ondas gigantes, descontroladas, cortadas no filme pelas imagens de Desmond Tutu e de Ban Ki-Moon, que apelam a todos os líderes para que seja alcançado um acordo em Copenhaga, a única forma de evitar que o filme se torne numa inevitável realidade.
No discurso de abertura o primeiro-ministro dinamarquês, Lars Rasmussen, considerou mesmo que esta conferência é depositária das «esperanças da humanidade», desafiando os 192 chefes de Estado e de Governo presentes na cimeira a conseguirem um acordo justo, aceitável para todos mas que seja acima de tudo eficaz e operacional.
Em Copenhaga discursou também o Nobel Rajendra Pachauri, presidente do painel intergovernamental para as alterações climáticas, que previu que se não for alcançado um compromisso sério, o caos climático vai traduzir-se em centenas de milhões de refugiados.
Também o responsável da ONU pelo clima sublinhou que esta conferência só vai ser um sucesso se começarem imediatamente a ser tomadas medidas que sejam exequíveis. Yvo de Boer lembrou ainda que os países em desenvolvimento esperam desesperadamente por acções rápidas e por linhas de orientação concretas.



Filme sobre alterações climáticas marca início dos trabalhos em Copenhaga




http://videos.sapo.pt/WOZkRZ7dtH1yZ2dziazc
(O mesmo filme, em Português)

2 comentários:

soninha disse...

Olá! Por favor,muda a cor do texto pois está muito...muito...muito difícil para se ler.Só consegui porque usei o artifício de passar o mouse.
beijinhos...

Luísa disse...

Olá! Muito obrigada!
Já mudei!

Bom domingo!
Beijinho
;)

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: