domingo, 9 de março de 2014

Biografia da Barbie


O nome completo de Barbie é Barbara Millicent Roberts. Numa série de romances publicados na década de 1960, são dados os nomes dos seus pais: George e Margaret Roberts, da cidade fictícia de Willows, no Wisconsin.

Barbie frequentou o liceu de Willows e a Manhattan International High School, também fictícia, em Nova Iorque. Tem uma relação amorosa intermitente com Ken (Ken Carson), que apareceu a primeira vez em 1961. Tal como Barbie, Ken partilha o seu nome com um dos filhos de Ruth Handler. Um comunicado da Mattel em Fevereiro de 2004 anunciou que Barbie e Ken tinham decidido separar-se de vez, mas em Fevereiro de 2006 o casal voltou a juntar-se.
A Barbie teve mais de 40 animais de estimação, incluindo gatos, cães, cavalos, um panda, um leão bebé e uma zebra. Também teve uma variada série de veículos, incluindo um Corvette cor-de-rosa, descapotáveis, roulotes e jeeps. Barbie tem também brevet de piloto de avião, e trabalha tanto como piloto como como assistente de bordo em carreiras comerciais.
As várias carreiras de Barbie foram estudadas de modo a evidenciar que as mulheres podem ter muitos papéis na vida, e a boneca foi vendida com vários nomes, incluindo Barbie Astronauta, em 1965, Barbie Doutora, em 1988, e Barbie em Nascar, também em 1988.
A Mattel criou uma série de companheiros para a Barbie, que incluem Teresa, de origem hispânica, Midge Hadley, africo-americana, Christie e Steven (o namorado de Christie). Os irmãos e primos de Barbie são: Skipper Roberts, Tutti Roberts, Todd Roberts e Stacie Roberts (os três últimos são irmãos gémeos), Kelly Roberts, Krissy Roberts, Francie e Jazzie.

Anos 60

A Barbie foi a primeira boneca a usar maquilhagem e com acessórios disponíveis. Continuou a sua trajectória em 1960 e lançou novos modelos inspirados na moda contemporânea.
Nos anos 60, a Barbie era a típica rapariga norte-americana, com seu conjuntinho de lã e fitas no cabelo, que podia ser de três cores: loura, castanha e ruiva.
Em 1962, vestiu-se de Jacqueline Kennedy, com o famoso saia e casaco cor-de-rosa.
Em 1965, passou a ter pernas flexíveis.
Em 1968, o seu rosto ganhou um aspecto ainda mais jovem, com longas pestanas e olhos azuis. No final da década, roupas floridas, estampas psicadélicas, grandes óculos e uma nova amiga, a primeira boneca negra, Christie 1969. Também começaram a ser aparecer as Barbies de Lingerie.

Anos 70

Durante os anos 70, surgiu mais uma "amiga" da Barbie, Stacy. E a Barbie inspirada pela juventude e influenciada pela época, adotou um visual hippie.
Foi criado também o estilo Malibu em 1971 de cabelos louros e claros e pele bronzeada. Ken também teve uma versão John Travolta inspirada no Disco e no filme "Febre de Sábado à Noite".
O casal encarnou várias celebridades da época, no seu novo automóvel, um modelo rosa-choque desportivo.
Em 1972, a Barbie passou a dispor de uma caravana, passaporte para uma vida mais próxima da natureza, com as suas saias de retalhos e vestidos românticos estilo Laura Ashley.

Anos 80

Os anos 80 foram marcados pelo glamour e mistura de proporções das roupas. A Barbie apareceu em versão Dallas (famosa série da televisão da década) com muitos brilhos e lábios vermelhos.

As roupas exibiam transparências e mangas tufadas. A maquilhagem passou a ser obrigatória. Foi nesse período que começou a produção de bonecas para colecionadores.
Em 1980, teve início a colecção étnica, com Barbies vestidas de roupas típicas de vários países. Por exemplo: México, Chile, Jamaica, Brasil, Inglaterra, Holanda, França, Itália, Japão e Nigéria. Continuou também a usar roupas que a identificavam com várias celebridades.


Anos 90

Em 1990, a Barbie apareceu a conduzir um Ferrari, divertindo-se, cantando e dançando. Os seus cabelos estavam mais compridos que nunca e as suas roupas cada vez mais sofisticadas. Em 1992, sempre politicamente correcta, a boneca candidatou-se à presidência dos Estados Unidos.
Em 1996, conheceu uma nova amiga, paraplégica, Becky, que vinha com uma cadeira de rodas. Ken apareceu em versão Brad Pitt em 1999. No mesmo ano foram lançadas Barbies com rostos de modelos famosas como Naomi Campbell. Comemora os 40 anos com o lançamento de uma boneca exclusiva.


Após o ano 2000

Sempre a acompanhar a evolução da sociedade, a Barbie chega ao ano 2000 demostrando que é uma mulher moderna, que trabalha e possui acessórios como telemóvel e computador.
Em 2003, a Mattel lançou uma linha paralela da Barbie, a My Scene. A boneca passou a ter uma cara mais jovem e moderna, tudo para conquistar as meninas que preferiam bonecas concorrentes.

A partir de 2006, a Barbie fica mais adolescente, adora desporto e moda.
Em 2007, a Mattel lançou a nova geração da Barbie, que mistura a boneca com o iPod.

Outras informações: Barbie dá volta ao mundo em 55 anos

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: