sábado, 5 de março de 2011

Carnaval em segurança

Se esta época é para muitas pessoas oportunidade de divertimento, é também uma altura em que acontecem alguns acidentes. As bombas de Carnaval são a causa de muitos deles mas não são o único perigo.
Festa, folia, partidas, serpentinas, máscaras, bombinhas são elementos característicos desta altura do ano. Contudo, há brincadeiras que podem terminar em acidentes.

Na altura do Carnaval facilmente se encontra à venda estalinhos, bombinhas, bombas de mau cheiro, pós de comichão ou pós para espirrar e outros produtos, ditos carnavalescos, que, pela sua composição tóxica, podem pôr em risco a segurança das pessoas.

Segundo a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), a venda destes elementos ocorre em muitos quiosques e papelarias que violam a lei, por não terem condições de segurança para o seu armazenamento. O produto que causa mais lesões são as chamadas bombas de Carnaval. Tecnicamente, as bombinhas de Carnaval pertencem ao conjunto de explosivos designados como bombas de arremesso. De acordo com a lei, a venda destas bombas só pode ser a pessoas com autorização das entidades competentes, apresentando no acto da compra o documento comprovativo da autorização. Esta declaração tem de ser requerida ao comando distrital da PSP e é concedida quando o interessado tem mais de 18 anos, quando as bombas se destinam a fins não lúdicos, quando os locais de lançamento não implicarem perigo para outros e as quantidades pretendidas forem justificadas.

No entanto, na prática, este tipo de bombas acabam por ser vendidas nos mais diversos estabelecimentos e, muitas vezes, a menores de idade.

Outros acessórios utilizados no Carnaval como as máscaras, os adereços postiços e os fatos podem também conter alguns perigos escondidos que podem passar despercebidos ao consumidor. Segundo estudos que a DECO tem realizado ao longo dos anos "a maioria [dos produtos] não respeita os requisitos legais quanto a rotulagem, toxicidade e segurança".

Para evitar riscos, antes de iniciar a festa, a DECO aconselha os consumidores a verificarem sempre o rótulo dos produtos e a lerem com cuidado as respectivas instruções de utilização.
Joana Silva Santos in notícias educare

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: