segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Quem é o outro?!

Partindo de textos de Michel Quoist: “Para mim, o Outro é…”

O Outro é aquele que nós não veneramos, não adoramos, não falamos, ao qual não ligamos, deixamo-lo ao nosso lado. Aquele que não vemos, mas sentimos a sua presença, aquele que nos quer estender a mão, mas não deixamos. Só somos o outro do Outro quando vacilamos, cedemos e, mesmo com o que nós lhe fizemos, não lhe ligámos nem adorámos, mas Ele está lá.
Adorar ao Outro é adorar a todos e ser adorado num gesto recíproco e mútuo, criando inexpugnáveis barreiras de amizade e amor, barreiras que só por nós têm possibilidade de ser quebradas. Deixar que o Outro nos adore é adorarmos o seu espírito e o seu bem, os seus momentos, as suas quedas, as suas ascensões.
Viver com o Outro é viver. Mostrar o que é o Outro e o que somos nós é viver. A vida é o Outro. O Outro é mais do que vida. Ser vivo é ter vida e ser o outro de quem precisa.
Amar é ser amado, viver é ser vida, sonhar é ser sonhador. O Outro é o que isto nos ensina. O Outro és tu, sou eu, é a Maria, a tua mãe, o teu pai, o teu primo, a minha prima, a Josefina, o Paiva. O grande Outro é DEUS!

(aluno 8ºano)


O Outro é um amigo que está sempre ao nosso lado, que nos ajuda nos bons e maus momentos; uma pessoa que nos quer bem, que devemos amar e respeitar.
“O Outro é Jesus Cristo”. Na minha opinião, é Ele, é cada um de nós! Todos podemos ajudar, amar, confiar noutras pessoas. Todos precisamos de amor e compreensão, mas como nós precisamos, também outras pessoas precisam…
O que o Outro nos diz é uma forma de viver, ou talvez seja a única forma de viver. Não podemos viver na solidão, odiando e sendo odiados. Somos felizes vivendo como o Outro e infelizes vivendo de forma contrária.
Tenho ainda uma vida curta, mas vou sempre continuar a tentar dar amor a quem precisa e ser amada quando preciso, que é sempre. Gosto de ajudar os outros sem esperar nada em troca. Tenho amigos maravilhosos que perdoam os meus defeitos, assim como eu sei perdoar os deles.
Na minha vida, tento seguir os conselhos do Outro, porque só assim conseguirei ser feliz!

(aluna 8º ano)


O outro pode ser a pessoa que menos te interessa, mas que gosta de ti sem saberes; é aquele com quem não tens qualquer tipo de relações, mas que chora por ti sem pensares; é aquele com quem partilhas a mesma mesa, aquele com quem podes contar; é aquele que olha para ti de uma maneira estranha e diz para si mesmo “não sabes o quanto gosto de ti”.
O outro é aquele que te pode detestar, aquele que tu detestas; é aquele com quem tu sonhas, aquele que esperou por ti a vida inteira ou aquele que quer fazer as pazes contigo.
O outro é a pessoa que diz “toma cuidado” ou “com licença”; é aquele que está contigo nos momentos felizes e nos momentos infelizes da tua vida; é aquele que um dia sofreu por ti, aquele que um dia desprezaste.
O outro é a pessoa que te ama, ou a pessoa com quem pensas dia e noite.
O Outro pode ser Deus, aquele que te perdoa vezes sem fim…

(aluna 8º ano)

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: