segunda-feira, 1 de junho de 2020

Proteger a Natureza - São Francisco de Assis - Dia do Ambiente

Esta semana, de 1 a 5 de junho, comemora-se o Dia da Criança(dia 1) e o Dia do Ambiente (dia 5).

Dia da Criança - O  Dia da Criança é uma data comemorativa celebrada anualmente em homenagem às crianças, cujo dia efetivo varia de acordo com o país. 
Em 1925, foi proclamado em Genebra o Dia Internacional da Criança durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança, sendo celebrado desde então em 1 de junho em vários países, entre eles, Portugal.
ONU reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989.

Dia do Ambiente - O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho. É um evento anual que tem como objetivo alertar as populações e os governos para a necessidade de proteção e preservação do ambiente.

As crianças e o ambiente

Fechar a torneira enquanto se lavam os dentes, não deitar lixo no chão, cuidar dos animais, das plantas e jardins são atitudes simples e presentes na rotina de muitas famílias. As crianças observam atentamente cada ação promovida pelos adultos e absorvem muito mais informações através da visão do que por qualquer outro sentido. E esse é o primeiro passo para se começar a consciencialização das crianças no que diz respeito à preservação do meio ambiente.

Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores são as possibilidades de lhes despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação ambiental deve começar na pré-escola. Crianças sensíveis a estes temas acabam por influenciar os comportamentos de toda a família.

Assim, esta semana, desafio-te a:

1) Conhecer São Francisco de Assis, que respeitava a natureza:
2) Ver os vídeos sobre proteger a natureza:



3) Deixo algumas sugestões para trabalhar o tema. Podes ainda fazer um cartaz para sensibilizar todas as pessoas a terem atitudes corretas para com o nosso Planeta. Sê criativo(a).



 Legenda:
Laranja - 11
Amarelo - 16, 13
Bege - 15, 14, 12
Azul - 8
Verde - 6, 7

Bom trabalho e boa semana!

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: