segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Diálogo inter-religioso marca o dia do Papa em Abu Dhabi

A segunda-feira do Papa Francisco nos Emirados Árabes Unidos é dedicada ao diálogo inter-religioso.
Após celebrar a missa em caráter privado no Palácio Al Mushrif, onde pernoita em sua estadia em Abu Dhabi, o Pontífice dirigiu-se ao Palácio Presidencial para a cerimónia de boas-vindas.
Ali, foi acolhido pelo príncipe herdeiro, Xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan. Após a execução dos hinos e da apresentação das delegações, os dois líderes reuniram-se para um encontro privado.
O príncipe herdeiro é filho do Xeque Zayed bin Sultan Al Nahyan, que é considerado o “pai da nação” e primeiro presidente dos Emirados Árabes Unidos, e irmão do Xeque Khalifa bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos.
Após deixar a residência presidencial, o Pontífice voltou para o Palácio Al Mushrif para o almoço.

Conselho dos Anciãos

Na parte da tarde, está programado o encontro privado com os membros do Conselho Islâmico dos Anciãos na Grande Mesquita do Xeque Zayed. O Papa será recebido pelo Grande Imã de al-Azhar, Ahmad al-Tayeb, que já veio duas vezes visitar o Papa no Vaticano e acolheu Francisco durante sua viagem apostólica ao Egito.
O Conselho é uma organização internacional independente, com sede em Abu Dhabi, que promove a paz nas comunidades islâmicas. O Conselho reúne estudiosos, especialistas e dignitários muçulmanos estimados pelos princípios de justiça, independência e moderação.
Os membros dedicam uma atenção especial aos conflitos internos das comunidades muçulmanas e às causas que as originam, com a finalidade de defender os valores humanitários e os princípios de tolerância do Islã, em oposição ao sectarismo e à violência.

Fraternidade Humana

Da Mesquita, o Papa  dirige-se para o grande evento do dia e motivo de sua viagem: o Encontro Inter-religioso no Founder’s Memorial. Trata-se de uma conferência global sobre a fraternidade humana, ocasião em que Francisco pronunciará o seu primeiro discurso.

O tema “Fazei-me instrumento de vossa paz” explica bem o significado desta viagem apostólica do líder católico mundial a um país aonde os seus fiéis são apenas 10% da população. Os Emirados Árabes são a 41ª meta de Francisco, que foi até lá para escrever uma nova página na história das religiões e selar uma das principais missões de seu Pontificado: Construir pontes” de diálogo com muçulmanos e tentar romper a lógica da instrumentalização das religiões com o ódio e a violência.


Outras notícias desta viagem:
Falando à Agência de Notícias Emirates, à WAM e ao ‘The Filipino Times’, Hjayceelyn Quintana, embaixadora do país nos Emirados, assegura que será uma ‘honra’ receber o Santo Padre, em nome dos 700.000 filipinos residentes.
“ Estão muito felizes por ter esta oportunidade única na vida de serem abençoados com a presença do Papa Francisco. Sem dúvida, o evento não só fortalecerá a fé da comunidade católica, mas os inspirará a viver com humildade, compaixão e generosidade. ”
Agradecendo o governo do reino por tornar possível a visita do Papa, a embaixadora acrescenta que 2019 foi declarado "Ano da Tolerância" nos Emirados Árabes Unidos.
“O gesto evidencia a forte consciência de todas as pessoas que vivem nesta sociedade, altamente diversificada, os valores da harmonia, fraternidade e humanidade”, diz, frisando que nisto, os Emirados são verdadeiramente únicos e um exemplo para o mundo , digno de admiração e emulação. A visita é uma prova do compromisso duradouro deste país em promover a tolerância entre as diferentes cidadanias que consideram os Emirados como sua segunda casa”.
“Aos fiéis filipinos de todo o Oriente Médio que participarão das atividades relacionadas com a visita do Papa Francisco, somos gratos e estendemos as mãos”. A declaração se conclui com uma citação do Salmo 133:

“ Como é bom e agradável quando o povo de Deus vive em unidade. ”

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: