quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

São Nicolau - 6 de dezembro

A 6 de dezembro celebra-se, na Europa ocidental, o dia deste santo grego. 

No nosso imaginário, o Pai Natal veste-se como a Coca-Cola o desenhou, na década de 1920. Mas a inspiração para o gordo das barbas vem da tradição europeia de São Nicolau, um bispo nascido em 270 d.C. na Ásia Menor, que tinha a reputação de colocar secretamente moedas nos sapatos de quem os deixasse na rua para ele. 
É uma tradição que ainda se celebra a 6 de Dezembro (dia da sua morte, em 350 d.C) nos países cristão ocidentais e a 19 de Dezembro nos orientais. É o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega.
O nome norte-americano de Santa Claus (pai natal) surgiu do holandês Sinterklaas, uma transliteração de Saint Nikolaos. Na Holanda, as crianças colocam na rua um trapo cheio de feno e uma cenoura para o cavalo de São Nicolau, a 6 de Dezembro, e os presentes são oferecidos com etiquetas com rimas humorísticas personalizadas. 
São Nicolau é reverenciado entre os anglicanos, os católicos, os luteranos e os cristãos ortodoxos, bem como entre alguns baptistas, metodistas e presbiterianos. 

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: