Exposição de fotografia sobre casamentos infantis chega a Lisboa em setembro'Too young to wed' (Novas de mais para casar) é o nome de uma exposição fotográfica que pode ser vista no átrio central do edifício sede da Caixa Geral de Depósitos, na Avenida João XXI, entre os dias 1 e 15 de setembro, das 9h às 19 horas. As mais de 30 fotografias e infografias resultam do trabalho de duas fotógrafas - Stephanie Sinclair e Jessica Dimmock - sobre casamentos infantis e forçados, perpetrados em países como a Etiópia ou o Iemen.
'Novas de mais para casar' começou por ser estar patente ao público em Nova Iorque, na sede das Nações Unidas, em outubro de 2012, mas desde então já passou pelas capitais de vários países. Chega agora a Portugal através da P&D Factor - Associação para a Cooperação sobre a População e Desenvolvimento, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP e com o apoio da Caixa Geral de Depósitos.
A exposição reúne imagens em torno da temática dos casamentos infantis, precoces, forçados e arranjados, que fazem parte de várias culturas em todo o mundo e que afetam, diariamente, 39 mil meninas em idade escolar. Tem como objetivo consciencializar os visitantes , desencorajar e eliminar a tradição e apoiar as raparigas já casadas, salvando cerca de 142 milhões de outras raparigas com destino idêntico.
As fotos estão organizadas em 5 áreas: expectativas da comunidade, viagens, saúde materna, violência e saúde mental, esperança e educação.
Veja o vídeo oficial da exposição e algumas das fotografias em exposição. |
Ler mais: Aqui
|
Sem comentários:
Enviar um comentário