quarta-feira, 10 de abril de 2013

Visita de Estudo aos Templos Abraâmicos: Mesquita


A Mesquita Central de Lisboa é a principal mesquita da comunidade islâmica portuguesa. Situa-se na Avenida José Malhoa, perto da Praça de Espanha. À semelhança da generalidade das mesquitas, nesta podem ser distinguidas quatro áreas: a entrada, a sala de orações (sobre a qual se ergue uma cúpula ou abóbada), a madrassa (escola islâmica) e o minarete (torre).O actual imã(autoridade religiosa) da mesquita de Lisboa é o Sheik David Munir.
A partir de 1974, e em consequência do movimento de descolonização português e da guerra civil que se seguiu nas antigas colónias portuguesas, o número de muçulmanos aumentou em Portugal, sendo estes, em grande parte, oriundos dos países africanos de expressão portuguesa.
Assim, este templo foi construído entre 1979 e 1985, com a ajuda de um grupo numeroso de países islâmicos (Arábia Saudita, Kuwait, Líbia, Emiratos árabes Unidos e Oman), bem como o empenho da comunidade Islâmica de Lisboa e da Câmara Municipal, que cedeu o terreno. Foi inaugurado a 29 de Março de 1985.
É um templo de arquitectura moderna que não perde em comparação com outros edifícios religiosos da capital.

A Mesquita possui finalidades religiosas e também sociais de apoio aos muçulmanos que habitam, temporária ou permanentemente a área da Cidade; constitui também para os crentes um lugar de oração e meditação individual e colectiva e um espaço muito apreciado de descanso, convívio e partilha social.
Tal como em todos os templos, também aqui, deves adoptar atitudes de respeito e diálogo!
Em termos históricos, a Península Ibérica foi território islâmico desde o século VII até, pelo menos o séc. XI, mas, no sul, o islão permaneceu mais tempo, em alguns locais até finais do século XV. Luxbuna, ‘Lisboa muçulmana’, foi conquistada pelos cristãos em 1147, mas a comunidade dos crentes esteve organizada na Mouraria de Lisboa até ao século XVI em torno das suas duas mesquitas e da "Madrassa".
A influência da civilização e da arte muçulmana no modo de ser e de viver de Portugal e de Espanha foi muito profunda e em muitos aspectos ainda hoje se mantém.
O Islão conta actualmente com mais de 950 milhões de fiéis em todo o Mundo, sobretudo na Ásia (650 milhões) e África (270 milhões).
Algumas imagens para recordar... entre elas, as explicações do Sheik David Munir, in loco, o facto de nos termos descalçado, entre outras experiências...



imagens de 2010

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: