quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Máscaras de Carnaval de Veneza

Desejado por muitos, odiado por alguns, mas celebrado por todos, o Carnaval de Veneza ainda conserva toda sua mística e atrai, todos os anos, milhares 
de visitantes à "Serenissima". Ao longo de uma dezena de dias, a cidade acorda da neblina dos dias de Inverno, para receber a invasão de foliões que percorrem as suas vielas e canais com as suas máscaras, brincadeiras e alegria.


As máscaras do carnaval de Veneza são famosas em todo o mundo pelo detalhe, pela beleza na elaboração e pela riqueza com que são apresentadas.
As máscaras permitiam a quebra das barreiras sociais e os ricos podiam aproximar-se dos pobres sem serem socialmente condenados ou comprometidos. A verdade é que de tudo isso restaram as festas carnavalescas que proliferam em toda a Itália e que se modernizam com o passar do tempo, mas as máscaras permanecem.
Desejos e tentações podiam ser realizados na protecção do anonimato das máscaras, assim como era uma óptima maneira de se frequentar os lugares proibidos.

As máscaras têm origem bastante antiga e o seu uso é permitido durante todo o carnaval, excepto nas festas religiosas. Durante todas as manifestações importantes, como as festas republicanas, era consentido o uso dos trajes venezianos que compunham o uso das máscaras.
Como nesta época do ano ainda faz frio no continente europeu, normalmente o carnaval é cercado por roupas longas e máscaras.
As máscaras venezianas são maravilhosas e conhecidas em todo o mundo, basta olharmos algumas fotografias deste carnaval.


Há um rei do carnaval na Itália, enterrado ao final da festa, num ritual que inclui mulheres a chorar com fantasias coloridas.

O Carnaval de Veneza é um momento mágico que envolve toda a cidade.

Commedia dell'arte - Conhecida também como Comédia de Máscaras, a Commedia Dell´Arte era composta por espectáculos teatrais em prosa, muito populares na Itália e em toda a Europa na segunda metade do século XVI até meados do século XVIII. O espectáculo era baseado no improviso dos actores, que seguiam apenas um esquema elaborado pelo autor para cada cena cómica, trágica ou tragicómica.

Hoje em dia, o carnaval veneziano está muito mais moderno mas conserva a tradição do uso de máscaras maravilhosas confeccionadas manualmente que embeleza os bailes e trazem aquele glamour que juntamente com o cenário de Veneza, tornam o seu carnaval inesquecível!


Nexte contexto, Veneza é uma cidade maravilhosa no coração da Itália, famosa pela sua paisagem, as suas gôndolas e os seus bailes de carnaval.

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: