sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Por que razão oferecemos prendas?



A origem dos presentes de Natal tem várias explicações.

A troca de presentes era comum nas comemorações do Solstício de Inverno, altura em que os oficiais romanos ofereciam presentes ao imperador, visto tratar-se do dia de celebração do deus sol.

Outra explicação está relacionada com São Nicolau. Conta a lenda de São Nicolau que este conheceu três jovens gregas muito pobres que não se conseguiam casar. O pai tinha entrado em falência e por isso não tinha um dote para dar por cada uma das suas filhas. Para piorar a situação o pai, em desespero tentava vendê-las assim que completassem 18 anos.

Comovido com a situação, São Nicolau decide durante a noite atirar moedas de ouro pela chaminé da casa das jovens solteiras. No dia seguinte as jovens encontraram as moedas nas meias que tinham ficado a secar penduradas na lareira.

Mais tarde, nas comemorações de São Nicolau, um santo conhecido pela sua caridade e generosidade, os pais costumavam oferecer aos filhos chocolates e frutas. Durante algum tempo também se ofereciam raminhos de oliveira.

Por fim, a história mais conhecida dos presentes de natal está associada aos Reis Magos que ofereceram a Jesus ouro, incenso e mirra. O ouro representa a realeza divina o incenso a transcendência e as orações humanas que se elevam a Deus como a fumaça e o perfume e a mirra, usada para embalsamar os corpos no Oriente e que simboliza a eternidade que vem depois da morte.

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: