sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Prémios Nobel 2014

MEDICINA
Nobel da Medicina distingue descoberta sobre 'GPS interno'


O norte-americano John O'Keefe e um casal de noruegueses, May-Britt e Edvard Mosel, foram hoje galardoados com o prémio Nobel da Medicina 2014


Os premiados foram recompensados pelas suas descobertas sobre as "células que constituem um sistema no cérebro de determinação da posição", uma espécie de GPS interno, segundo o júri.

FÍSICA
Os japoneses Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura, este último naturalizado americano, foram anunciados como os vencedores do Prêmio Nobel de Física 2014
Os japoneses Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura, este último naturalizado americano, foram anunciados como os vencedores do Prémio Nobel de Física 2014 pela invenção do díodo emissor de luz LED.

QUÍMICA
O trio vencedor do Nobel de Química: os americanos Eric Betzig (à esq.) e William Moerner (à dir.) e o alemão Stefan Hell (centro).O Prémio Nobel de Química de 2014 foi oferecido a dois americanos e um alemão: Eric Betzig, William Moerner e Stefan Hell, pelas suas pesquisas na área de microscopia fluorescente de alta resolução. O trabalho inovador dos cientistas introduziu a nanotecnologia na microscopia ótica, permitindo visualizar o movimento de moléculas nas células vivas.

LITERATURA

O escritor francês Patrick Modiano é o galardoado com o Prémio Nobel da Literatura 2014. "Através da arte da memória, ele evocou os mais inapreensíveis destinos da Humanidade".

PAZ
A ativista paquistanesa era a mais jovem entre os favoritos a receber o galardão. Já Kailash Satyarthi é um indiano que também tem lutado contra o trabalho infantil.

Malala tornou-se num símbolo reconhecido internacionalmente de resistência aos esforços dos talibãs em negar educação e outros direitos às mulheres. 

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: