sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Frutas e Legumes nas Escolas


O programa da União Europeia (UE) de distribuição gratuita de frutos e legumes nas escolas vai mesmo avançar.

Os ministros da Agricultura alcançaram um acordo político sobre o plano, que terá um co-financiamento europeu de 90 milhões de euros, sendo destinados a Portugal 1,8 milhões.

Proposto pela Comissão Europeia em Julho passado, com o objectivo de promover uma alimentação saudável para lutar contra a obesidade e problemas de saúde graves, o programa terá co-financiamento europeu de 90 milhões de euros anuais que permitirá garantir a compra e distribuição nas escolas de frutas e legumes, sendo esta verba completada por financiamentos nacionais nos Estados-Membros.
No caso português, indicou fonte comunitária, o programa terá um orçamento anual de 2,5 milhões de euros, sendo 1,8 milhões de co-financiamento europeu - um valor calculado com base na população portuguesa com faixa etária entre 6 e 10 anos (que constitui 2 por cento da UE) - e os restantes 700 mil euros financiamento nacional, público ou privado.
O programa de distribuição de fruta nas escolas destina-se a promover junto dos jovens "hábitos alimentares saudáveis" que, de acordo com os estudos realizados, têm tendência a manter-se ao longo da vida.
Segundo dados da Comissão Europeia, cerca de 22 milhões de crianças da União Europeia (UE) têm excesso de peso, mais de cinco milhões das quais são obesas, devendo este valor registar um aumento de 400 mil por ano.
"É fundamental incutir nas crianças, desde a mais tenra idade, bons hábitos, que serão mantidos ao longo da vida. Basta passear em qualquer grande avenida da Europa para observar a dimensão dos problemas que enfrentamos relacionados com o excesso de peso das crianças. É chegado o momento de fazermos algo para remediar esta situação", comentou na semana passada a comissária europeia da Agricultura, Mariann-Fischer Boel.

in Peso & Medida , 27.11.2008

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: