quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
World Harmony Run 2012 - Portugal
A World Harmony Run A corrida, em 2010, realizou-se sob o estandarte da UNESCO, englobada nas iniciativas do 2010 Internacional Year for the Rapprochement of Culture, como atestam as seguintes palavras do Dr. Davidson Hepburn, Presidente da Conferência Geral a UNESCO
“The multi-cultural, international, and local participation of the World Harmony Run demonstrates the concept of peace and harmony in a unique and practical way and reinforces the goals and objectives of UNESCO's mandate and the International Year.”
Em
No trajecto português percorreu várias cidades portuguesas, envolvendo as câmaras municipais, escolas, forças de segurança, atletas nacionais, associações, fundações e outras entidades. Já visitou espaços emblemáticos tais como: os mosteiros de Santa Clara a Velha, Batalha e Alcobaça, o Convento de Cristo em Tomar e o Portugal dos Pequenitos em Coimbra.
No ano de 2012, Portugal serve de palco para a inauguração da corrida no continente europeu tendo inicio na cidade da Figueira da Foz no dia 23 de Fevereiro e terminando dia 8 de Outubro em Viena.
No nosso país, visitará Montemor-o-Velho, Coimbra, Penacova, Tondela, Santa Comba Dão, Viseu, Guarda, Pinhel, Almeida e Vilar Formoso. Este percurso de 5 dias, tem aproximadamente 308 Km, sendo a organização do evento da responsabilidade da Mensagens Positivas (Associação Recreativa e Cultural com sede em Coimbra).
É um evento humanitário de cariz desportivo e mundial que procura promover a amizade e a compreensão internacionais. Hoje percorre todos os continentes, passando por mais de 140 nações ao redor do globo. Trata-se de uma corrida em estafeta na qual qualquer pessoa pode participar transportando uma tocha, símbolo da harmonia.
A Corrida é organizada por uma rede internacional de voluntários. Coordenadores em cada país aliam-se a escolas, grupos comunitários, associações e autarquias para que a corrida chegue a todas as comunidades locais.
Esta corrida não pretende angariar dinheiro ou destacar qualquer causa, é apenas uma passagem de testemunho global, que pretende promover e fortalecer a amizade internacional e o entendimento entre os povos, transcendendo barreiras políticas, culturais e económicas.
Ao longo dos anos inúmeras pessoas através da sua participação neste evento incentivaram e partilharam as suas esperanças e sonhos para um mundo mais harmonioso.
Destacam-se:
· Papa João Paulo II, Madre Teresa de Calcutá e Arcebispo Desmond Tutu
· Mikhail Gorbhachev e Nelson Mandela
· Carl Lewis, Muhammad Ali, Tatyana Lebedeva e Tegla Loroupe
· Ravi Coltrane, Judith Light e Avril Lavigne
· Dr. Davidson Hepburn (President of the General Conference of UNESCO)
O fundador Sri Chinmoy, atleta, filósofo, artista e poeta, dedicou a sua vida à promoção dos ideais de harmonia e união mundiais e é reconhecido internacionalmente por inúmeras iniciativas que aliaram pessoas de muitas culturas a trabalhar para um mundo mais gratificante.
Respondendo ao convite do reverenciado Secretário-Geral U Thant em 1970, Sri Chinmoy ofereceu duas meditações para a paz aos delegados, diplomatas e staff das Nações Unidas, na sua sede em Nova York. Depositando grandes esperanças na ONU e vendo na organização o perfeito símbolo de uma humanidade unida e harmoniosa, a sede da organização tornou-se todos os anos, em meados de Abril, palco da cerimónia de inauguração da World Harmony Run, que daí parte para o resto do mundo.
Sri Chinmoy sempre considerou o desporto como um poderoso instrumento na promoção da harmonia global, acreditando que:
“Harmonia mundial, paz mundial não são meras palavras de dicionário. São realidades, realidades divinas e realidades supremas”.
A corrida, em 2010, realizou-se sob o estandarte da UNESCO, englobada nas iniciativas do 2010 Internacional Year for the Rapprochement of Culture, como atestam as seguintes palavras do Dr. Davidson Hepburn, Presidente da Conferência Geral a UNESCO
“The multi-cultural, international, and local participation of the World Harmony Run demonstrates the concept of peace and harmony in a unique and practical way and reinforces the goals and objectives of UNESCO's mandate and the International Year.”
Em
No trajecto português percorreu várias cidades portuguesas, envolvendo as câmaras municipais, escolas, forças de segurança, atletas nacionais, associações, fundações e outras entidades. Já visitou espaços emblemáticos tais como: os mosteiros de Santa Clara a Velha, Batalha e Alcobaça, o Convento de Cristo em Tomar e o Portugal dos Pequenitos em Coimbra.
Corrida Mundial da Harmonia
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
Samuel Aranda vence World Press Photo 2011
A foto de Samuel Aranda, tirada dentro de uma mesquita, utilizada como hospital durante os confrontos entre polícia e manifestantes contrários ao regime do presidente Ali Abdullah Saleh, no Iémen, serviu de retrato simbólico da Primavera Árabe que inundou o Médio Oriente no ano passado, de acordo com o comunicado publicado pelo júri do prémio.
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
A Briosa está no Jamor!
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Liberdade..............
que voa sem barreiras,
que parte em busca do que quer,
que é decidido,
que não mente.
Um pássaro que sabe ser amigo.
Um pássaro que tem de ser responsável.
Um pássaro transparente como o vidro.
A liberdade é um diário
Onde apaixonados escrevem o que pensam
Onde não há limites para a imaginação.
Um diário onde escrevemos
segredos,
erros e calinadas,
maus momentos,
desilusões,
sonhos.
A liberdade é uma estrela
longínqua,
bonita,
brilhante.
Como chegar até ela?
É necessário percorrer:
30 quilómetros de confiança! Não ter medo de alturas...
10 quilómetros de segurança! Verificar todos os equipamentos...
40 quilómetros de amizade! Quer seja um bom ou um mau momento, contar a um amigo...
50 quilómetros de responsabilidade! Não devemos trair a confiança de ninguém...
15 quilómetros de diálogo! Tudo se resolve com uma boa conversa...
45 quilómetros de amor! A viagem é mais engraçada se formos com pessoas que gostamos.
A liberdade é esta viagem!
Simples não?!
Mesmo que estejamos cansados, em baixo ou mesmo sem gasolina, não podemos parar!
Se isto acontecer, temos de deixar de ser orgulhosos e pedir ajuda.
A liberdade é isto... ser livre, mas com respeito e responsabilidade! Sobretudo, assumir as consequências!
Se algo falhar...
... cortam-se as assas do pássaro!
... queima-se o diário!
... desaparece a estrela!
Filmes da Bíblia - Desenhos animados
- 1 A história da Criação
- 10) O nascimento de Jesus
- 11) Parábola do filho pródigo
- 11) Parábola do filho pródigo
- 2 Adão e Eva
- 3 Caim e Abel
- 4 Abraão
- 5 Abraão e Isaac 1
- 5 Abraão e Isaac 2
- 5 Abraão e Isaac 3
- 6 Isaac e Rebeca
- 7 Isaú e Jacó
- 8 José, no Egipto
- 9 Moisés, o príncipe do Egipto 1
- 9 Moisés, o príncipe do Egipto 2
- 9 Moisés, o príncipe do Egipto 3