de crianças por ano no mundo, segundo a Unicef, que organizou para esta quarta-feira, dia 15 de Outubro, o primeiro Dia Mundial da Lavagem de Mãos.Todos os dias, 5 mil crianças com menos de cinco anos morrem de doenças diarreicas, indicou a porta-voz da Unicef em Genebra Véronique Taveau.
«Metade destas mortes pode ser evitada se as crianças desenvolverem o hábito de lavarem as mãos com sabão, antes do almoço e depois de irem à casa-de-banho», afirmou.
«Metade destas mortes pode ser evitada se as crianças desenvolverem o hábito de lavarem as mãos com sabão, antes do almoço e depois de irem à casa-de-banho», afirmou.
«O Dia Mundial da Lavagem de Mãos abre uma verdadeira batalha
planetária pela higiene, cujos protagonistas serão as próprias crianças», anunciou Taveau.
«São as crianças, em casa com a família ou na comunidade, que vão introduzir no seu meio um gesto simples que salva vidas», continuou.
planetária pela higiene, cujos protagonistas serão as próprias crianças», anunciou Taveau.«São as crianças, em casa com a família ou na comunidade, que vão introduzir no seu meio um gesto simples que salva vidas», continuou.
Em mais de 60 países em desenvolvimento, principalmente na Ásia e na África, várias actividades nas escolas vão sensibilizar as crianças à higiene.
A lavagem das mãos não é de longe uma prática corrente em muitos destes países: vai de zero a 34% das crianças, segundo a Unicef.
As condições de higiene são particularmente precárias na Índia, no Bangladesh e no Afeganistão. Na África Ocidental, a diarreia é a terceira causa da mortalidade infantil. A lavagem das mãos com sabão é o meio mais eficaz e mais barato de prevenir mortes por diarreia e reduzir os riscos de cólera e de pneumonia.
SIGAM O EXEMPLO!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário