quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Faz hoje 50 anos que Luther King mudou a América




  • Em 28 de agosto de 1963, aconteceu uma grande manifestação em Washington, para exigir o fim da segregação racial nos Estados Unidos.
    Cinquenta anos mais tarde, os americanos refletem sobre o histórico momento em que Martin Luther King fez o lendário discurso "Eu tenho um sonho"!


    Clicar aqui para o vídeo da TVI e aqui para notícia do Público.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Noivas à força: números e factos de estarrecer


A prática de obrigar jovens raparigas menores a casar contra sua vontade ainda está enraizada em muitas sociedades do globo. Em alguns estados, nem sequer existe legislação... Seguem-se alguns números que ajudam a perceber a dimensão do fenómeno:



Uma rapariga de 11 anos, Nada al-Ahdal, tornou-se conhecida por ter fugido de casa e explicado, através de um  vídeo no YouTube , que se matava caso os seus pais a obrigassem a casar. O caso desta iemenita recordou aquilo que a UNICEF considera "a mais frequente forma de abuso sexual e de exploração feminina" - o casamento infantil. 
O Iémen é um mero exemplo do que sucede quando hábitos tribais, pobreza, subdesenvolvimento e radicalismo se conjugam. Afinal, é também o país que detém a mais conhecida e jovem divorciada do mundo, Nujood Ali, que, em 2008, conseguiu escapar ao marido que a espancava e violava...
in Revista Visão, 20 de Agosto de 2013

Lição de honestidade e desportivismo!

12350251
O atleta espanhol Ivan Fernández Anaya, de 24 anos, não venceu a prova de cross country de Burlada, em Navarra, no dia 2 de Dezembro, mas até hoje está a ser cumprimentado, elogiado, aclamado pela sua atitude de honestidade durante o evento.
O atleta queniano, Abel Mutai, medalha de ouro nos 3.000 m com obstáculos em Londres, estava prestes a ganhar a corrida, mas parou no lugar errado, achando que tinha alcançado a linha de chegada. 
OLY-ATHL-ATM3KS-MEDALS-DAY10/Ivan Fernández Anaya, o segundo colocado, aproximou-se e, em vez de ultrapassá-lo, alertou o líder sobre o equívoco e conduziu-o para confirmar sua vitória.

Em outras palavras, Ivan negou-se a conquistar a prova. Ele estava a 10 metros da bandeira da chegada e não quis aproveitar a oportunidade para acelerar e vencer.
Gesticulando, para que o queniano compreendesse a situação e quase empurrando-o,  levou-o até ao fim.
Ivan Fernandez deixou o colega vencer a prova como iria acontecer se ele não se tivesse enganado sobre o percurso.
Ivan, que é considerado um atleta de muito futuro (campeão da Espanha nos 5.000 metros, na categoria há dois anos) ao terminar a prova, disse: “Ainda que me tivessem dito que ganharia uma vaga na Seleção espanhola para disputar o Campeonato Europeu, eu não me teria aproveitado. Acho que é melhor o que eu fiz do que se tivesse vencido nessas circunstâncias. E isso é muito importante, porque hoje, como estão as coisas em toda sociedade, no futebol, no sociedade, na política, onde parece que vale tudo, um gesto de honestidade vai muito bem."

corredorTantos dias depois do ocorrido, a história continua a ser exaltada! Fernández comentou a repercussão de sua atitude: “Hoje está sendo um dia especial para mim, ou melhor, muito especial, nunca pude pensar que o meu gesto com Mutai chegaria aonde está a chegar. Estou "nas nuvens", pois são muitos os comentários, entrevistas, reportagens sobre o sucedido. Queria agradecê-los por tudo o que vocês fizeram por mim”, escreveu no seu blog.“Eu não merecia ganhá-lo. Fiz o que tinha que fazer”, afirmou Fernández, em declaração reproduzida pelo jornal ‘El País’, de Espanha

O que chamou a atenção de todos foi algo que deveria ser básico no ser humano, mas tem sido exceção: a honestidade.  

retirado de bigslam.pt

1000!

POSTAGENS

;)

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Testa a tua memória

Faz o teu presépio

Faz a tua árvore

Jogo Poluição das Águas

Jogo Eco-Cidade

Jogo Gesto Inteligente Transportes

Joga connosco e aprende!

Jogo interativo em Espanhol

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Jogo "Ser Pessoa"

Os perigos do tabaco

Os perigos do tabaco
Clica, joga e aprende...

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais