terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Cheias em Moçambique - Campanha


EMERGÊNCIA HUMANITÁRIA EM MOÇAMBIQUE!

Cheias afetam mais de 100.000 pessoas!

1 chamada = 1 refeição! Ajude-nos a ajudar!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A liberdade é...

Na minha perspectiva, a liberdade é o conceito de equivalência ao fazer o que nos apetece: correr, saltar, pular, falar, rir, chorar, amar, odiar sem preconceito, porém tendo o devido respeito por quem o merece, pois a nossa liberdade acaba quando a liberdade dos outros começa.
A liberdade, e essencialmente falando da nossa, deve visar um sentido sensível e forte de responsabilidade e de frontalidade ao bem, na qual devemos visar com uma opção/opções sem prejudicar os outros. A nossa liberdade foi adquirida no ano de 1974, em 25 de Abril, e desde então que o nosso país teve de aprender a viver a sua liberdade com responsabilidade e segurança.
Se a nossa liberdade for usada em prol de ferir os outros, não estamos a viver sob o conceito de liberdade, mas sim no desrespeito dos bens materiais, físicos e psicológicos do outro com o qual convivemos.
Em suma, a liberdade é um dos nossos maiores bens, mas deve ser sobretudo autónomo (sem pensarmos no que os outros possam dizer, confiando em nós próprios) e responsável!!!
(Aluno 8º ano)

Hist. das Religiões: Confucionismo e Taoísmo



Hist. Religiões - Budismo



A História das Religiões




segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Tarefa: O que é a liberdade?



Para responderes, lê as citações e orienta um debate com base na opinião do teu grupo… (podes enumerar exemplos, etc.).


1) «Ter liberdade é muito pouco para o ser humano que se pode definir como um projecto de liberdade. O importante é ser livre, é libertar-se e isto implica uma aprendizagem contínua e progressiva. A liberdade, a autêntica liberdade, porque implica escolha e responsabilidade não é um agir ao sabor dos caprichos, mas sim a expressão do poder escolher, de se comprometer, em ordem a um ideal de Vida. Ser livre não é ser independente de tudo, pois a vida é sempre uma relação de dependências, mas escolher e seleccionar essas dependências integrando-as no ideal e no sentido de vida.» (autor desconhecido)

2) «Liberdade quer dizer responsabilidade. É por isso que muita gente tem medo dela.» Bernard Shaw

3) FICA PROIBIDO O USO DA PALAVRA LIBERDADE A QUAL SERÁ SUPRIMIDA DOS DICIONÁRIOS E DO PÂNTANO ENGANOSO DAS BOCAS. A PARTIR DESTE INSTANTE, A LIBERDADE SERÁ ALGO VIVO E TRANSPARENTE COMO UM FOGO OU UM RIO, OU COMO UMA SEMENTE DO TRIGO E A SUA MORADA SERÁ SEMPRE O CORAÇÃO DO HOMEM. In Estatutos do Homem (Thiago de Melo)

4) A maioria das pessoas considera-se livre quando pode dizer: “Faço o que quero”, isto é, “Não tenho as mãos atadas, nenhuma restrição física me detém. Posso satisfazer todos os meus impulsos, os meus instintos, nada ou ninguém me impede.” Essa liberdade é a do animal selvagem, não a do homem. Mesmo se estivessemos numa cama, completamente paralisados, mesmo prisioneiros numa cela, se quisessemos, podíamos ser livres... És tu e somente tu que, com a cumplicidade dos outros e das coisas, imitas a tua liberdade. Se queres ser livre, é preciso lutares contra ti mesmo, conquistar a ‘tua’ liberdade. Se dizes: “A culpa não é minha, é o meu carácter!”. Estou errado... porque penso assim. Mas se toda a gente o diz!... ...tu não és livre mas escravo. Escravo de ti mesmo, do teu passado, do teu meio, das coisas, da opinião dos outros, etc. MICHEL QUOIST

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Testa a tua memória

Faz o teu presépio

Faz a tua árvore

Jogo Poluição das Águas

Jogo Eco-Cidade

Jogo Gesto Inteligente Transportes

Joga connosco e aprende!

Jogo interativo em Espanhol

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Jogo "Ser Pessoa"

Os perigos do tabaco

Os perigos do tabaco
Clica, joga e aprende...

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais