segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Albert Einstein


  • Albert Einstein é um dos cientistas mais famosos em todo o mundo. Considerado um dos maiores génios da Física, é conhecido sobretudo por ter descoberto a Teoria da Relatividade.

  • Mas o que é, afinal, a Teoria da Relatividade?
    Bom, vamos começar por contar a história de Einstein e tentar explicar depois, de modo simples, esta complicada teoria.

  • Einstein nasceu em Ulm, na Alemanha, a 14 de Março de 1879. Viveu e estudou em Munique até aos 15 anos, quando se mudou com os pais para Itália. O seu pai chamava-se Hermann Einstein e era comerciante; a mãe chamava-se Pauline Koch e era doméstica.
  • Morreu em Princeton, Nova Jersey, em 18 de Abril de 1955, após um aneurisma.

  • Sabias que Einstein sempre foi um excelente aluno em Matemática e Ciências Naturais, mas todas as outras disciplinas lhe despertavam muito pouco interesse? De tal maneira que desestabilizava todas as aulas!

  • Diz-se que começou a falar muito tarde, mas que sempre se revelou muito inteligente. Quem o incentivou nos estudos científicos foi o seu tio, que lhe deu as primeiras noções de geometria.

  • Os seus verdadeiros talentos para a Física revelaram-se quando, aos 16 anos, foi obrigado a abandonar os estudos em Itália e partir para a Suíça, onde concluiu o Liceu e frequentou a Universidade.

  • Depois de terminar o curso universitário, em 1901, Einstein teve dificuldade em conseguir um lugar como professor. Por essa razão, aceitou um emprego como inspector de patentes.

  • No tempo livre de que dispunha, dedicou-se ao seu doutoramento. Em 1909, depois de ter publicado um artigo científico importante, o seu saber foi reconhecido e tornou-se professor universitário na cidade de Zurique.

  • Depois de ter ensinado em Praga, em 1911, voltou a Zurique em 1912. Em 1913, ocupou um lugar criado especialmente para si no Instituto de Física Kaiser Wilhelm, em Berlim.

  • Durante estas andanças, casa com a sua namorada do Liceu, a sérvia Mileva Maric, com quem teve dois filhos. No entanto, são estas mudanças que acabam por pôr fim ao casamento.

  • Em 1914, Mileva e os filhos voltam para a Suíça, enquanto Einstein fica em Berlim. O objectivo não era uma separação definitiva, mas a 1ª Guerra Mundial veio impedir que Einstein conseguisse visitá-los na Suíça.


  • Nos anos que se seguiram, desenvolveu uma teoria em que tinha trabalhado em 1905: a Teoria da Relatividade.
    A Teoria da Relatividade diz que as leis da Física (movimento, matéria, tempo, espaço...) não são verdades absolutas, mas verdades relativas.

  • Einstein resumiu a Teoria da Relatividade na sua famosa fórmula matemática
    E = mc2
    na qual «E» é a energia, «m» a massa e «c» é a velocidade da luz.

  • Sabias que os estudos sobre a Teoria da Relatividade foram confirmados por experiências práticas em volta da Física Atómica?

  • A consequência da Teoria da Relatividade que mais chamou a atenção do mundo consistiu no desenvolvimento das armas atómicas, que Einstein criticou durante toda a sua vida. Mas isso já foi mais tarde...

  • Em 1921, este excelente cientista recebeu o Prémio Nobel da Física.
    E sabias que não o recebeu pela Teoria da Relatividade?
    Foi por outro trabalho, o da explicação do efeito fotoeléctrico através da teoria quântica.
    Nós sabemos que querias que te explicássemos isto, mas é demasiado complicado... até para nós...

  • Mas não penses que Einstein era um «rato de laboratório». Para além de se dedicar ao estudo da Física, também assumiu posições importantes em relação a algumas questões políticas.

  • O facto de ser judeu, pacifista e socialista colocou-o numa situação muito incómoda na Alemanha em que o partido nazi (nacional socialista) ganhara as eleições, obrigando-o, em 1933, a emigrar para os EUA, onde pediu a cidadania norte-americana.

  • Sabias que Einstein nasceu alemão, teve cidadania suíça enquanto viveu naquele país e voltou a ser alemão quando foi para Berlim?
    Já nos Estados Unidos da América, tornou-se professor de Matemática e membro permanente do Institute for Advanced Study em Princeton.

  • Em 1939, Einstein preveniu o então presidente dos Estados Unidos da América para a possibilidade de os alemães estarem a desenvolver uma bomba atómica. Este aviso impulsionou os americanos para o fabrico da bomba, mas Einstein não tomou parte nele.

  • Depois da II Guerra Mundial, empenhou-se no movimento para acabar com as armas nucleares.

  • Sabias que em 1952, o Estado de Israel lhe ofereceu a presidência do novo país, mas Einstein recusou?

  • Em 1999, um trabalho de investigação levado a cabo pela Universidade McMaster, no Canadá, revelou que os lóbulos do cérebro de Eintein eram maiores que os lóbulos de um cérebro normal.

  • E como é que eles puderam saber disso, se Einstein morreu em 1955?
    Por incrível que te pareça, o estudo foi possível graças à doação do cérebro, por parte da família do físico e a pedido deste.

  • in Site Junior.

    segunda-feira, 19 de setembro de 2011

    O menino padre...


    quinta-feira, 15 de setembro de 2011

    Neste dia...


    DESCRIÇÃO Charles Darwin chega às Ilhas Galápagos. Alexander Fleming e a descoberta dos antibióticos. Inaugurada a primeira linha de comboio de passageiros entre Liverpool e Manchester. Os tanques de guerra são usados pela primeira vez. É fundada a Greenpeace. Nasceram Marco Polo, Bocage, Agatha Christie, Oliver Stone e Letizia Ortiz. John Coltrane marca a história do jazz com o álbum "Blue Train" e o tema "Lazy Bird".

    in Sapo Videos

    domingo, 11 de setembro de 2011

    Para reflexão...


    Óptimo ano lectivo 2011/12!

    E usem a cabeça! ;)

    quarta-feira, 7 de setembro de 2011

    11/09 Memórias...

    "Fala-se mais da perspetiva negativa do Islão"

    No dia 11 de setembro de 2001, à hora dos ataques às Torres Gémeas, em Nova Iorque, o Sheik David Munir estava num funeral como líder da comunidade Islâmica de Lisboa. "Não queria acreditar que os muçulmanos estivessem envolvidos nisso", confessa.

    quinta-feira, 1 de setembro de 2011

    Óptimo ano lectivo!




    ANO LECTIVO 2011/2012


    Vinham p'rá escola: a novidade.
    E com uma estrela na mão direita
    E os olhos grandes e voz macia
    Ali chegaram para aprender
    O sonho a vida a poesia.
    A todos, votos de um Bom Ano Lectivo!

    Clica na imagem

    Clica na imagem
    Fotos do Mundo

    Testa a tua memória

    Faz o teu presépio

    Faz a tua árvore

    Jogo Poluição das Águas

    Jogo Eco-Cidade

    Jogo Gesto Inteligente Transportes

    Joga connosco e aprende!

    Jogo interativo em Espanhol

    VideoBar

    Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

    Jogo "Ser Pessoa"

    Os perigos do tabaco

    Os perigos do tabaco
    Clica, joga e aprende...

    Religiões do mundo

    Religiões do mundo
    Jogo - Para saber mais