segunda-feira, 30 de março de 2009

quinta-feira, 19 de março de 2009

Ser Pai

Ser pai é ser companheiro,
construindo no ninho familiar a grandeza dos filhos,
para alicerçar valores que edificam a sociedade.

Ser pai é ser jardineiro,
plantando raízes de virtudes com mãos delicadas,
para que o lar seja sementeira de luz e de verdade.

Ser pai é ser herói,
protegendo o espaço sagrado de seu templo-família,
cultivando no coração dos filhos ,
o germe da harmonia.

Ser pai é ser fonte de vida,
inaugurando nossa história com gestos de amor,
renovando perenemente a herança da criação.

Ser pai é ser poeta,
declamando com carinho os versos de sua vivência,
para cultivar e enobrecer os projectos de nossa existência.

Autor desconhecido

segunda-feira, 16 de março de 2009

Fórum Mundial da Água


Mais de 200 ministros e 300 organizações procuram soluções para a escassez de água no planeta.

O maior encontro mundial sobre água começa hoje em Istambul, Turquia, onde são esperados cerca de 200 ministros de todo o mundo e representantes de mais de 300 organizações para debater e propor soluções sustentáveis para o consumo da água.


Portugal participa no 5.º Fórum Mundial da Água e vai tentar chamar a atenção para a questão da seca e escassez de água, um problema até há pouco tempo considerado exclusivo dos países do sul da Europa.

Sob o lema 'Superando a escassez da água, rumo à sustentabilidade’, o stand português no Fórum conta com um programa intenso de encontros que pretendem mostrar e debater os projectos nacionais, mas também as relações com os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O encontro, que se realiza de três em três anos, pretende ser um ponto de viragem para a gestão dos recursos hídricos no Planeta, alertando a comunidade internacional para a questão.
No final da semana, cerca de 200 ministros de todo o mundo deverão adoptar o ‘Istambul Water Guide’.

Lusa / SOL

domingo, 15 de março de 2009

Frases soltas...

"Vou onde a vida me levar..." (Autor desconhecido)

"Põe quanto és no mínimo que fazes!" (Ricardo Reis)


Que outras frases conheces que se relacionem com esta imagem?!

sábado, 14 de março de 2009

A Cidade dos Resmungos

Era uma vez um lugar chamado Cidade dos Resmungos, onde todos resmungavam, resmungavam, resmungavam.
No Verão, resmungavam que estava muito quente.
No Inverno, que estava muito frio.
Quando chovia, as crianças choramingavam porque não podiam sair.
Quando fazia sol, reclamavam que não tinham o que fazer.
Os vizinhos queixavam-se uns dos outros, os pais queixavam-se dos filhos, os irmãos das irmãs. Todos tinham um problema e todos reclamavam que alguém deveria fazer alguma coisa.

Um dia chegou à cidade um vendedor ambulante carregando um enorme cesto às costas. Ao perceber toda aquela inquietação e choradeira, pôs o cesto no chão e gritou:
— Ó cidadãos deste belo lugar! Os campos estão abarrotados de trigo, os pomares carregados de frutas. As cordilheiras são cobertas de florestas espessas e os vales banhados por rios profundos. Jamais vi um lugar abençoado com tantos benefícios e tamanha abundância. Por quê tanta insatisfação? Aproximem-se e eu mostrar-lhes-ei o caminho para a felicidade!

Ora, a camisa do vendedor ambulante estava rasgada e puída. Havia remendos nas calças e buracos nos sapatos. As pessoas riram ao pensar que alguém como ele pudesse mostrar-lhes como ser feliz. Mas, enquanto riam, ele puxou uma corda comprida do cesto e esticou-a entre dois postes na praça da cidade. Então, segurando o cesto diante de si, gritou:
— Povo desta cidade! Aqueles que estiverem insatisfeitos escrevam os seus problemas num pedaço de papel e ponham-no dentro deste cesto. Trocarei os vossos problemas por felicidade!

A multidão aglomerou-se ao seu redor. Ninguém hesitou diante da oportunidade de se livrar dos problemas. Todos os homens, mulheres e crianças da vila rabiscaram a sua queixa num pedaço de papel e lançaram-no no cesto. Observaram o vendedor que pegava em cada problema e o pendurava na corda. Quando terminou, havia problemas a tremularem em cada polegada da corda, de um extremo a outro. Disse então:
— Agora cada um de vocês deve retirar desta linha mágica o menor problema que puder encontrar.
Todos correram para examinar os problemas. Procuraram, manusearam os pedaços de papel e ponderaram, cada qual tentando escolher o menor problema. Ao fim de algum tempo, a corda estava vazia. Eis que cada um segurava o mesmíssimo problema que tinha colocado no cesto. Cada pessoa havia escolhido o seu próprio problema, achando ser ele o menor de todos.

Daí por diante, o povo daquela cidade deixou de resmungar constantemente. E sempre que alguém sentia o desejo de resmungar ou de reclamar, pensava no vendedor e na sua corda mágica...

William J. Bennett O Livro das Virtudes II, Editora Nova Fronteira, 1996(adaptação)

quarta-feira, 11 de março de 2009

segunda-feira, 9 de março de 2009

Ecos da nossa ida a Espanha


Esta notícia saíu no Jornal Boa Nova, de 5 de Março de 2009, escrita pelo Docente de EMRC Luís Alves!
Clica e lê os ecos da nossa ida a Espanha!!!

Barbie faz 50 anos



A Barbie é uma boneca com roupas e acessórios, desenvolvida pela Mattel, Inc. e lançada no dia 9 de Março de 1959.
A ideia da criação da boneca partiu de Ruth Handler (1916-2002), uma mulher de negócios norte-americana, que se inspirou numa boneca alemã chamada Bild Lilli.
A boneca tem sido uma parte importante do mercado de brinquedos desde há cerca de 50 anos e objecto de controvérsias e processos em tribunal, frequentemente envolvendo a Barbie e o seu estilo de vida. Nos últimos anos, tem enfrentado um aumento de competição da parte de outras bonecas do mesmo género.

Fonte: SAPO Saber, a enciclopédia portuguesa livre.

sábado, 7 de março de 2009

sexta-feira, 6 de março de 2009

Para reflectir...


Crianças tornam-se progressivamente adeptas do telemóvel.

Crianças tornam-se progressivamente adeptas do telemóvel. Este uso excessivo manifesta-se também nas salas de aula.

Há 10 anos atrás não era vulgar entrar numa sala de aula e ver alunos com telemóvel. Hoje, esta imagem espalha-se das salas dos mais velhos às dos mais novos. Na Escola EB 2/3 de Miragaia, no Porto, como em tantas outras do país, há alunos que escondem o telemóvel debaixo da mesa para fugir ao olhar atento dos professores. Basta um pequeno desvio para que os jovens esqueçam a matéria e se concentrem na tecnologia...

Orlanda Cruz, professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e psicóloga do desenvolvimento, considera que o telemóvel pode ser um factor de proximidade para com os pais, mas afirma que se usado na escola tem efeitos negativos, pois "a criança está a quebrar uma regra e a não acompanhar a aprendizagem, correndo o risco de ficar para trás, bem como de retardar o seu percurso escolar".
Se, por um lado, o telemóvel pode tornar-se num instrumento facilitador do controlo dos pais, por outro há que ter em atenção o seu uso excessivo, alertam os especialistas.

De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa em 2007, o "E-Generation", a esmagadora maioria dos jovens de idades compreendidas entre os oito e os 18 anos (num universo de 1353) tem telemóvel. A percentagem (96,6%) é reveladora do panorama que se torna cada vez mais comum.

"Diferença abismal"

Pedro Seixas, professor de Matemática na Escola de Miragaia, acrescenta: "Apesar de ser proibido o uso do telemóvel na sala, os alunos continuam a usá-lo. Há situações em que, durante a aula, o professor é obrigado a chamar a atenção várias vezes para não enviarem mensagens. Normalmente pedem para pôr o telemóvel em cima da secretária para ver as horas, mas isso acaba por ser um pretexto para comunicarem entre eles".

A situação, diz, é mais habitual nos alunos menos aplicados.

A idade média com que os inquiridos do "E-Generation", a nível nacional, adquiriram telemóvel é de 11,8 anos. Um número que manifesta uma tendência transformadora:
"É uma diferença abismal. Quando comecei a dar aulas, há cerca de oito anos, não havia uso de telemóveis dentro da sala de aula. Agora, a cada ano que passa, noto que as novas tecnologias estão cada vez mais ao alcance de todos e as crianças estão propícias a lidar com isso", afirma o professor.
E, se é verdade que as crianças adquirem telemóvel cada vez mais cedo, este é um factor que pode servir de afirmação ou socialização entre os colegas.
Segundo o estudo, 44,1% dos jovens considera que o telemóvel permite identificar o estatuto social, algo que Pedro Seixas também detecta entre os seus alunos.
Por Sara Lima Azevedo, Universidade do Porto

Fazer as pazes

in Audácia, Março 2009

quinta-feira, 5 de março de 2009

Mensagem do Bispo de Coimbra para a Quaresma 2009


O nosso jejum e a fome de tantas crianças


1. Vamos iniciar a celebração da Quaresma e, com ela, o caminho que nos deve conduzir à Páscoa de Jesus vivida neste ano de 2009.
Será Páscoa de Jesus, que a Igreja viverá com Ele; e bom que é que esta Páscoa da Igreja cada cristão a experimente na sua vida pessoal, integrando-se, pelos sentimentos e pela prática, na assembleia de oração a que pertence.


2. Nas comunidades de toda a Igreja vai proclamar-se a palavra de Deus, que sabiamente nos propõe os caminhos garantidos milenarmente experimentados para celebrarmos uma Páscoa verdadeiramente cristã, que seja morte e ressurreição com Jesus, que seja morte para o pecado e ressurreição para uma vida nova, aquela vida que se iniciou em nós pelo Baptismo. Esses caminhos são os de escuta de Deus, da oração mais frequente, da penitência e do jejum, do amor ao próximo.


3. Na sua mensagem para a Quaresma do presente ano o Santo Padre Bento XVI valoriza particularmente o jejum, acentuando que ele não é mera prática do passado mas um meio que nos é proposto a todos nós, entorpecidos pelo pecado e suas consequências, como muito conveniente para restabelecermos a amizade com o Senhor.
Efectivamente, privando-nos do alimento corporal, dispomo-nos a aceitar outro alimento: “O verdadeiro jejum destina-se a comermos o verdadeiro alimento, que é fazer a vontade do Pai”.
Lembra também o Santo Padre que esta antiga prática penitencial “pode ajudar-nos a mortificar o nosso egoísmo e a abrir o coração ao amor de Deus e do próximo”, levando-nos a “tomar consciência da situação em que vivem tantos irmãos nossos” nos dias de hoje e por vezes À nossa porta.


4. Nesta perspectiva e sublinhando agora a dimensão da ajuda fraterna nos caminhos da Quaresma, quero lembrar aos membros da Igreja Diocesana de Coimbra as considerações arrojadas do mesmo Papa sobre a pobreza no mundo incluídas na sua Mensagem para o último Dia Mundial da Paz, mensagem em que a pobreza das crianças ganha particular evidência.
Assim, fazendo-nos eco das mensagens do Santo Padre e unindo ao jejum uma generosa prática do amor cristão, vamos tornar como destino da nossa campanha de renúncia quaresmal o auxílio a crianças que experimentam privações. Concretizaremos este auxílio no apoio à Casa de Mira da Obra do Frei Gil e na organização de uma colónia de férias para filhos de desempregados.

5. Que estes motivos e práticas para a vivência de uma autêntica Quaresma cristã não se reduzam à realização de um peditório em um qualquer Domingo do tempo quaresmal. Que eles sejam frequentemente presentes nas mensagens e nas orientações dos pastores; em propósitos de grupos apostólicos e de espiritualidade; nas conversas e nos gestos das famílias cristãs, onde as próprias crianças são por vezes as mais genuinamente generosas.
Deixo a informação de que, na anterior Quaresma, a nossa campanha permitiu/nos distribuir 29 800 euros por uma casa de formação para raparigas de São Tomé e Príncipe e uma actividade sócio-pastoral em Santiago de Cabo Verde, a que se juntaram mais 1650 euros enviados para o fundo assistencial da Conferência Episcopal Portuguesa.
Que o apóstolo São Paulo seja para nós exemplo provocante, ele que tanto se empenhou em reunir as ofertas das suas Igrejas para acudir à pobreza da Igreja de Jerusalém.


+Albino Mamede Cleto,
Bispo de Coimbra

quarta-feira, 4 de março de 2009

terça-feira, 3 de março de 2009

Amanhã vai nevar...


... e nós vamos estar lá!!!



Seia -- Torre



Lagoa Comprida

Serra da Estrela - Torre

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Testa a tua memória

Faz o teu presépio

Faz a tua árvore

Jogo Poluição das Águas

Jogo Eco-Cidade

Jogo Gesto Inteligente Transportes

Joga connosco e aprende!

Jogo interativo em Espanhol

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Jogo "Ser Pessoa"

Os perigos do tabaco

Os perigos do tabaco
Clica, joga e aprende...

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais