quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Basta de Violência!!

Anúncio português, premiado internacionalmente, mas que não passou na nossa televisão...

SOS CRIANÇA 800 20 26 51
SOS CRIANÇA DESAPARECIDA 1410




«O meu nome é "Sara"
Tenho 3 anos
Os meus olhos estão inchados,

Não consigo ver.
Eu devo ser estúpida,
Eu devo ser má,
O que mais poderia pôr o meu pai em tal estado?

Eu gostaria de ser melhor,
Gostaria de ser menos feia.
Então, talvez a minha mãe me viesse sempre dar miminhos.

Eu não posso falar,
Eu não posso fazer asneiras,
Senão fico trancada todo o dia.
Quando eu acordo estou sozinha,
A casa está escura,
Os meus pais não estão em casa.
Quando a minha mãe chega,
Eu tento ser amável,
Senão eu talvez levaria
Uma chicotada à noite.

Não faças barulho!
Acabo de ouvir um carro,
O meu pai chega do bar do Carlos.
Ouço-o dizer palavrões.
Ele chama-me.
Eu aperto-me contra o muro.
Tento-me esconder dos seus olhos demoníacos.

Tenho tanto medo agora,
Começo a chorar.
Ele encontra-me a chorar,
Ele atira-me com palavras más,
Ele diz que a culpa é minha,
que ele sofra no trabalho.

Ele esbofeteia-me e bate-me,
E berra comigo ainda mais,
Eu liberto-me finalmente e corro até à porta.
Ele já a trancou.

Eu enrolo-me toda em bola,
Ele agarra em mim e lança-me contra o muro.
Eu caio no chão com os meus ossos quase partidos,
E o meu dia continua com horríveis palavras...

"Eu lamento muito!",
eu grito
Mas já é tarde de mais
O seu rosto tornou-se num ódio inimaginável.

O mal e as feridas mais e mais,
"Meu Deus por favor, tenha piedade!
Faz com que isto acabe por favor!"

E finalmente ele pára,
e vai para a porta,
Enquanto eu fico deitada,
Imóvel no chão.

O meu nome é "Sara"
Tenho 3 anos...

Existem milhões de crianças que assim como a "Sara" sofrem actos de violência. E tu podes ajudá-los.
Fico desiludido até ao mais profundo de mim se tu leres isto e não o fizeres passar; eu rezo por ti, caso sejas uma pessoa sem coração, se não fores afectada(o) por este testemunho...
E se ficaste sensibilizada(o), faz qualquer coisa!!
Age! Tudo o que eu te peço, é que ajas, que não fiques parado(a) a olhar, de braços cruzados, enquanto existem pessoas como o pai da "Sara", que vivem na nossa sociedade imunes...

AGE! O pouco que fizermos, será luz na vida de alguém!

(e-mail recebido por um amigo)

A vida digital está a deixar-nos mais burros?!

Actualmente é difícil para uma criança ou jovem imaginar como era o mundo antes dos computadores.
Hoje, se temos uma dúvida sobre algum assunto, basta pesquisá-lo no Google ou na Wikipédia; se queremos escrever um texto, existem vários processadores de texto com correctores ortográficos e, se nos enganamos, é simples apagar e escrever tudo de novo.
Num futuro próximo, todos os telemóveis terão GPS e ninguém precisará se perder em lugar nenhum...

Mais: ninguém quer ler um texto inteiro, apenas dar um Ctrl+F e localizar o que deseja.
Com os computadores, telemóveis e outras tecnologias, as pessoas começam a não saber usar e ler mapas, bem como planear o que se vai escrever ou até mesmo fazer cálculos mais complexos.

Pesquisadores ingleses estão começam a preocupar-se com o peso das tecnologias no desenvolvimento pessoal de cada indivíduo. A neurocientista Susan Greenfield afirma que redes sociais como o Orkut, Facebook, Hi5 e Twitter estão a diminuir o intervalo de atenção, a aumentar a gratificação instantânea e a conduzir as pessoas ao isolamento, presas "apenas" nos seus mundos particulares.
Pais e professores daquele país reclamam que os jovens estãoa ter problemas de comunicação e concentração quando ficam longe de seus computadores. Susan completa esta constatação, dizendo que a exposição constante a sites de relacionamento, jogos eletrónicos e certos programas de TV pode “reprogramar” o cérebro.

“O meu medo é que estas tecnologias estejam a infantilizar o cérebro ao estado de uma criança pequena, que é atraída por luzes brilhantes e barulhos, que tem um baixo intervalo de atenção e que vive apenas para este momento”.

Para ela, no futuro, podemos perder a capacidade de nos comunicarmos directamente, assim como grande parte da população perdeu a habilidade para fazer as suas necessidades básicas, como por exemplo, preparar nossas refeições.

Estudos recentes apontam que os jovens ingleses passam em média 7 horas e meia na frente de monitores.

Pessoalmente, acho que tudo o que é demais pode tornar-se prejudicial; acredito que computadores e jogos eletrónicos ajudam no desenvolvimento do cérebro, mas retiraram do dia-a-dia de cada um o contacto pessoal directo, o convívio, o diálogo, a realização de actividades ao ar livre, entre outras... De facto, usar todos estes recursos digitais na infância poderá, pois, influenciar negativamente a formação da pessoa!
O problema é que os legisladores e a maior parte das pessoas não sabem ver o meio termo... Sempre o jogo "tal" é o culpado pela violência, a Internet aliena as pessoas ou dá outra desculpa esfarrapada. Sempre existe uma história por trás dos acontecimentos e o computador, os jogos e as redes sociais podem estar envolvidos, mas dificilmente serão a causa principal.

Fonte: Daily Mail (adaptado)
Por Dmitry, 24 de Fevereiro de 2009

Facebook e Hi5 podem infantilizar as mentes dos adolescentes


As redes sociais na internet podem alterar o cérebro dos adolescentes. O alerta é dado por uma neurocientista.
Clica abaixo e vê o vídeo:



terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Beber água: dez razões para ingerir o líquido vital

Todos conhecemos a mensagem: «A água é essencial à vida».

Na verdade, para além de ser o componente maioritário do corpo humano, a água é ainda o meio por onde se processam todas as reacções do nosso organismo: transporta nutrientes, regula a pressão sanguínea, participa no controlo da temperatura, mantém o equilíbrio dos ácidos, ajuda também a eliminar as impureza e auxilia no processo da digestão.
O facto de estarmos sempre a perder água, quer através da urina, suor ou respiração, explica por que é importante repor o equilíbrio hídrico e beber cerca de dois litros de água por dia, conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Atenta nos dez momentos em que deves ter a água por perto:
1 – A saúde da tua pele é influenciada pelo consumo de água. Para além de torná-la mais brilhante e flexível, impede o seu envelhecimento precoce.
2 – "Beberica" sempre que possível! O sentir sede é sinónimo de que o nosso organismo já está ligeiramente desidratado.
3 – Nos dias muito quentes bebe mais água. As águas naturais fornecem os elementos químicos essenciais ao equilibrado desenvolvimento e manutenção do organismo humano.
4- Atenção aos idosos e crianças. Estes dois grupos têm necessidades elevadas de água e esquecem-se com frequência de beber, ou porque não têm sede ou porque não gostam de água. Infusões de vários tipos e águas aromatizadas com teores reduzidos de calorias também podem ser uma opção para incentivar o consumo de água.
5 – Sabias que a desidratação potencia problemas renais? Beber água regularmente ao longo do dia torna a sua urina menos concentrada, forçando menos os rins. A urina abundante permite diluir melhor as substâncias tóxicas que o organismo produz e libertá-las melhor.
6 – A hidratação nas grávidas é essencial, já que a água fica retida no saco amniótico, essencial para a protecção do bebé. Um consumo insuficiente de água pode contribuir, entre outros factores, para um parto prematuro.
7 – Podes e deves beber águas com gás depois das refeições. As propriedades do bicarbonato facilitam e garantem uma digestão mais eficaz dos alimentos, mas não abuses.
8 – No trabalho, na escola, tem sempre uma garrafa de água por perto. Todos os momentos são bons para repor os líquidos, em especial se trabalhas num local com ar condicionado, que ajuda a secar o ambiente e contribui para a desidratação do teu organismo.
9 – Se tens fome… bebe um copo de água; depois come. Muitas vezes essa impressão não passa de uma sensação de sede. Por outro lado, quando decidires comer, acabas por ingerir menos alimentos já que o estômago já ingeriu líquidos.
10 – Bebe água antes, durante e no fim da actividade física, sendo que no fim prefire águas mais mineralizadas e com gás natural. A maior riqueza em sais minerais destas águas podem ajudar a uma absorção mais rápida e o seu bicarbonato ajuda a uma recuperação mais rápida do esforço físico.

Pedro Graça – Nutricionista

Imagens do Carnaval 2009

Crianças em Elvas
Os Caretos - Lazarim

Desfile da Escola de Samba Vila Isabel. O Carnaval do Rio de Janeiro começou dia 21 de Fevereiro e termina dia 24. Um boneco de Barack Obama animou o Carnaval de Duesseldorf. Obama é retratado com um anjo com o seu lema "yes, we can" e que leva a reboque uma pequena Europa que também acredita...

Desfile de carnaval em Aalst, na Bélgica

Desfile na cidade de Viareggio, na Região da Tucania.
Os Cabeçudos, em Torres Vedras.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Montemor-o-Velho comemora o Carnaval a 21 de Fevereiro

Amanhã, dia 21 de Fevereiro, sábado, a partir das 15h00, realiza-se a 22ª Edição do Carnaval para a Infância e Juventude.
As fantasias e as brincadeiras do Entrudo vão chegar à sede do concelho e proporcionar uma tarde de muita animação.
A festa - que conta com a participação de diversos estabelecimentos de ensino e de Instituições Particulares de Solidariedade Social – começa no Largo dos Anjos, e vai percorrer a Rua Dr. José Galvão e a Praça da República, terminando no Anfiteatro Municipal.


O XXII Carnaval para a Infância e Juventude é uma organização da Associação Fernão Mendes Pinto, Junta de Freguesia de Montemor-o-Velho e da Câmara Municipal.
Fonte de Informação:
Câmara Municipal de Montemor-o-Velho

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Para reflectir: "Liderança e Solidariedade"

Uma adolescente de 13 anos ganhou um prémio e foi cantar o hino dos EUA, num jogo da NBA.

Vinte mil pessoas no estádio. Ela estava afinada e compenetrada. De repente o braço tremeu, engasgou -se, esqueceu-se da letra... e DEU-LHE UMA BRANCA!!! Treze anos, sozinha, ali no meio, e o público começa a assobiar...
De repente, Mo Cheeks, técnico dos Portland Trail Blazers, aparece ao seu lado e começa a cantar, incentivando-a a ela e ao público.
Vinte mil pessoas e só o técnico tomou a iniciativa de ir até lá para ajudar, enquanto à volta dela começavam-se a ensaiar os assobios.
Mo Cheeks mostra o que é a liderança e como uma atitude de apoio, NA HORA CERTA, pode fazer uma grande diferença, para ajudarmos e mudar a história do JOGO da vida.

video

Será que já estivemos numa situação destas? E a nossa atitude foi como a do técnico Mo Cheeks ou como a de todos os outros que estavam à sua volta?
HÁ PESSOAS QUE ESTÃO NO MUNDO PARA AJUDAR... OUTRAS PARA VAIAR, APUPAR e ZOMBAR...
Não cruzes os braços à vida; ela pode passar por ti sem que a possas agarrar...
Email da Ana

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Fé ou Ciência? Não. Fé e Ciência.



in Desafios 7, pp 39.

Charles Darwin: Ciência ou fé?

200 anos depois do nascimento de Charles Darwin (12 de Fevereiro de 1809) e 150 anos após a sua mais famosa obra, a “Origem das espécies”, regressa o debate sobre a relação entre evolução e criação, isto é, ciência ou fé.

Este é um tema que apaixona cientistas, filósofos e teólogos. A opinião pública despertou para a reflexão que sobre ele se faz em Igreja quando, em Setembro de 2006, Bento XVI reuniu com os seus antigos alunos de doutoramento em Teologia, em Castel Gandolfo, para discutir questões relativas à evolução darwinista e à Criação.

Desde então, muitas têm sido as referências ao tema, que merecerá mesmo em Março a realização de um congresso sobre o tema “A evolução biológica: factos e teorias”, organizado pela Universidade Gregoriana, com o patrocínio do Conselho Pontifício para a Cultura.

Alfredo Dinis, jesuíta e Director da Faculdade de Filosofia da UCP/Braga, admite que “A teoria da evolução levanta ao cristianismo alguns desafios. Ao pôr em causa a interpretação literal do Livro do Génesis, conduz a uma nova compreensão do significado da descendência de toda a humanidade a partir de Adão e Eva, do paraíso terrestre, da criação dos primeiros seres humanos em estado de graça e de imortalidade, do pecado original, da causa do sofrimento e da morte, da aparição dos primeiros seres humanos no processo evolutivo, etc”.

“Contudo, o evolucionismo, como qualquer outra teoria científica, não constitui uma ameaça para as crenças religiosas devidamente fundamentadas, antes pelo contrário. Ao questionar fundadamente aspectos tradicionais das religiões, tanto a ciência em geral, como o evolucionismo em particular, contribuem para o esclarecimento do que é fundamental nelas e do que nelas é acessório ou errado”.

Bicentenário de Charles Darwin, o fundador da biologia moderna



Charles Darwin, nascido há 200 anos, fez o homem encontrar o seu lugar no mundo ao localizá-lo na longa história da evolução das espécies, desmentindo a crença de uma criação divina e fundando a biologia moderna, antes de as suas ideias serem utilizadas com fins racistas ou eugenistas.

O cientista inglês, assim como outros naturalistas que o precederam, encontrou nos animais muitas características comuns e tentou explicar a sua origem. Quis compreender, por exemplo, por que é que todos aqueles animais que têm bico têm também penas, ou porque é que todos os que têm membros, têm também vértebras.

Baseando-se na geologia, demonstrou que as espécies evoluíram por meio da selecção natural, que favorece alguns atributos (tamanho, cor, forma...) ou comportamentos dos organismos vivos num determinado meio ambiente. "Há muitas variações na espécie. Aqueles que são momentaneamente avantajados pelas condições do seu meio envolvente deixam mais descendentes", explica Guillaume Lecointre, professor do Museu Nacional francês de História Natural.

Essa lei explica a longa história da vida na Terra, desde o surgimento de organismos unicelulares até os mamíferos e o homem. Revelada em 1859, em "A origem das espécies", a teoria de Darwin causou agitação entre aqueles que acreditavam na criação divina de espécies imutáveis.

Hoje, a maioria dos cristãos aceita (com a excepção dos chamados criacionistas) o princípio científico da evolução, mas o papel desempenhado pelo acaso no surgimento das variações ou de novas espécies continua a ser para muitos um obstáculo.

Além disso, o pensamento de Darwin foi rapidamente utilizado por alguns dos seus contemporâneos para justificar com o lema da "sobrevivência do mais apto" o domínio da raça branca ou dos países ocidentais. Isso ocorreu apesar de Darwin ter escrito no quinto capítulo de "A origem das espécies": "As espécies que sobrevivem não são as mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças".

Em "A descendência do homem", publicado doze anos depois, Darwin estende a sua teoria ao homem, que "com todas as suas capacidades sublimes, continua a levar na sua constituição corporal a marca indelével da sua origem primitiva".

Nessa mesma obra, Darwin demonstra que a selecção natural "favoreceu, na evolução humana, o desenvolvimento de instintos sociais e o aumento correlacionado das faculdades racionais", ressalta Patrick Tort, autor de um Dicionário do Darwinismo. Contrário à escravidão, Darwin usava a palavra raça apenas para designar uma forma entre outras de variabilidade dentro da espécie humana.

Há 150 anos, o pensamento darwinista tem sido confirmado graças às contribuições da genética descrita pela primeira por Gregor Mendel em 1866 mas que Darwin nunca levou em consideração.

A biologia evolutiva, eclipsada nos anos 50 pela descoberta do DNA e dos processos físico-químicos nas moléculas, registou um novo auge há duas décadas.

No homem, mostrou os problemas de adaptação ligados a mudanças muito repentinas nos hábitos. Por exemplo, o brutal aumento do consumo de açúcar provocou um vertiginoso aumento dos casos de obesidade, de miopia e de acne.
SAPO/AFP

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Testemunho... sobre a campanha "violência no namoro"


O cartaz que vi, dentro de corações, tinha as seguintes mensagens:

André insulta Inês
Pedro domina Joana
Zé maltrata Ana
Isabel domina Luís
Rui agride Paula

Meus queridos, quem assim age ainda em namoro, deve ser banido do nosso convívio...

E, depois do casamento as coisas só pioram. Mesmo os namoros que correm bem, dão situações desagradáveis depois de casados. Excepções, gente feliz, conheço poucos casos.

O casamento não é um "viveram felizes para sempre". É um, "às vezes resulta".


Ontem depois do trabalho fui ao médico. Cheguei a casa mais tarde do que o meu marido esperava e a recepção foi de trombas.
Informei-o de que gastei 120€ nuns óculos de ver ao perto, e o mau humor aumentou. Disse-me, entre outras coisas, que comprou uns por 15 contos. Nem lhe respondi. Foi no tempo em que ainda usávamos Escudos. É tão estúpido!!!

Fiquei a pensar que tem estas reacções e eu trabalho. Eu levo um ordenado para casa.
Um ordenado que é gasto inteirinho em despesas como supermercado. É do meu ordenado que sai o governo da casa.
Se eu não trabalhasse, não me deixava comprar nada. Se calhar tinha que passar fome.

E isto é um bom casamento. Um casamento que, visto de fora, toda a gente acha um sucesso.

Mas dentro do meu coração não é um sucesso e não há paz...


VIOLÊNCIA NO NAMORO


http://www.amorverdadeiro.com.pt/






SIMULAÇÕES, em grupos...



CONCLUSÃO: NAMORO VIOLENTO NÃO É AMOR!!!

Para reflectir...
Susana Felix - Flutuo

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Para reflectir...

De acordo com o que abordaste esta semana na aula de EMRC, o que te sugere esta imagem?
imagem in capa da revista Audácia

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Sementinha interna


Há uma boa semente dentro de ti!

Se a tratas com pensamentos construtivos, ela responde com alegria, progresso e paz; mas, se com ela te descuidas ou a violentas, ela se encolhe e míngua...


Por que razão desprezamos a nossa sementinha interior?


Ela é Deus dentro de nós, a pedir que o mostremos aos outros através do exemplo, alegria, amor, dedicação, respeito,...


Acredita nessa semente, põe sobre ela a tua esperança e o teu agir; cuida dela, fá-la crescer por si mesma, para que te dê paz, fortaleza e vida abundante.


Uma semente bem tratada, é sinal de uma boa colheita!

in Mensagens de Esperança

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Nomes de Jesus Cristo

Atenta na legenda dada e descobre, na sopa de letras, os nomes dados a Jesus Cristo:

Legenda:

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Testa a tua memória

Faz o teu presépio

Faz a tua árvore

Jogo Poluição das Águas

Jogo Eco-Cidade

Jogo Gesto Inteligente Transportes

Joga connosco e aprende!

Jogo interativo em Espanhol

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Jogo "Ser Pessoa"

Os perigos do tabaco

Os perigos do tabaco
Clica, joga e aprende...

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais