terça-feira, 28 de setembro de 2021

O que é o Amor?

Amor é um sentimento de carinho e demonstração de afeto que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade de o demonstrar.

O amor motiva a necessidade de proteção e pode se manifestar de diferentes formas: amor materno ou paterno, amor entre irmãos (fraterno), amor físico, amor platónico, amor à vida, amor pela natureza, amor pelos animais, amor altruísta (que se dedica aos outros), amor próprio,...

Etimologicamente, o termo “amor” surgiu a partir do latim “amor”, palavra que tinha justamente o mesmo significado que atualmente: sentimento de afeição, paixão e grande desejo.
Definir o que é o amor não é uma tarefa fácil, pois para cada pessoa o amor pode representar algo diferente. Cf. Exemplos. 

O amor físico ou Eros representa o amor entre casais, sentimento que envolve uma forte ligação afetiva e, em geral, uma ligação de natureza sexual.  
É normalmente simbolizado através do desenho de um coração e o cupido é a figura mitológica que personifica o amor.

O amor provoca entusiasmo por algo e interesse em fazer o bem, por exemplo, amor à natureza ou amor aos animais.

O amor a Deus ou o amor a Cristo demonstra uma ligação de caráter religioso, um sentimento de devoção e adoração.
Este tipo de amor conhecido como Ágape, ou seja, é incondicional, único e impossível de ser descrito com exatidão. O amor a Deus é um mandamento em outras religiões, não só a cristã... 

O amor é também um dos temas mais importantes de várias formas de arteCf. Obras de Arte sobre o amor.


Muitas pessoas expressam os seus sentimentos mais profundos através de mensagens de amor, declarações de amor ou poemas de amor, que são compartilhadas com pessoas especiais.

Por vezes, mais vale uma ação ou imagem do que mil palavras. Para comprovar, veja Cf. O amor em imagens

O amor também tem um papel social, alimentando outras ações e sentimentos como a solidariedade.
Um amor proibido acontece quando duas pessoas não podem estar juntas, quando o relacionamento entre elas não é permitido.
Um caso de amor proibido é o de Romeu e Julieta, porque as suas famílias eram rivais. Muitas vezes os amores proibidos são os mais almejados.

Amor é um termo popular para designar uma pessoa encantadora, agradável, gentil e simpática. O termo pode ser usado como adjetivo "a criança é um amor" ou vocativo "amor, estou aqui".

Existem várias definições e tipos de amor, que são diferentes dependendo das pessoas e circunstâncias. Alguns exemplos de géneros de amor são:

    Sem comentários:

    Religiões do mundo

    Religiões do mundo
    Jogo - Para saber mais

    Clica na imagem

    Clica na imagem
    Fotos do Mundo

    Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

    Igrejas em três dimensões

    Igrejas em três dimensões
    Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

    Saber mais: