quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Bloguer saudita vence Prémio Sakharov 2015

O bloguer saudita Raif Badawi venceu o Prémio Sakharov 2015, por decisão da conferência de líderes do Parlamento Europeu, foi hoje anunciado em Estrasburgo.

O vencedor foi revelado esta manhã por decisão do Presidente do Parlamento Europeu e dos líderes dos grupos políticos.

Raif Badawi é o laureado com o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2015. Um bloguer da Arábia Saudita que cumpre uma pena de 10 anos de prisão por insultar o Islão através do seu sítio na internet em que "promovia um debate social, político e religioso". 

“Este homem, um homem extremamente bom, um homem exemplar, recebeu uma das penas mais terríveis que existem no seu país, no que apenas pode ser descrito como um ato de tortura brutal”, afirmou Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu. “Apelo ao Rei da Arábia Saudita para parar com a execução desta pena, libertar Raif Badawi, permitir que regresse para junto da sua esposa e que que viaje até aqui para receber este prémio na sessão plenária de dezembro”, acrescentou. Uma cerimónia marcada para 16 de dezembro, durante a sessão plenária em Estrasburgo.
Quem é Raif Badawi?

Raif Badawi é um bloguer e ativista dos direitos humanos da Arábia Saudita que foi detido em 2012 e condenado a 10 anos de prisão, 1000 chicotadas e a uma multa pesada. Foi acusado de insultar os valores do Islão através do seu blogue Free Saudi Liberals. 

Badawi recebeu as primeiras 50 chicotadas em janeiro de 2015. Protestos internacionais adiaram as restantes, mas já esta semana as autoridades sauditas deram luz verde para o reinício da flagelação.

Em fevereiro deste ano o Parlamento Europeu aprovou uma resolução condenando “veementemente a flagelação de Raif Badawi como um ato cruel e chocante por parte das autoridades sauditas” onde exortou as autoridades a "libertarem-no imediata e incondicionalmente, pois é considerado um prisioneiro de consciência, detido e condenado apenas por exercer o seu direito à liberdade de expressão”.
Mundo

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: