terça-feira, 24 de junho de 2014

House of One pretende ser local de culto de três religiões

O pastor Gregor Hohberg, o rabi Tovia Ben Chorin e o imã Kadir Sanci

O pastor Gregor Hohberg, o rabi Tovia Ben Chorin e o imã Kadir Sanci
Fotografia © DR Lia Darjes / House of One

Berlim quer tornar-se pioneira numa nova época da história das religiões: cristãos, judeus e muçulmanos unem esforços para erigir um edifício de culto comum.
A House of One é o nome do primeiro edifício que terá uma igreja, sinagoga e mesquita "sob o mesmo teto", como dão conta os três organizadores do projeto: o rabi Tovia Ben Chorin, o imã Kadir Sanci e o pastor protestante Gregor Hohberg.
Wilfried Kuehn, o arquiteto escolhido num concurso para eleger o responsável pela obra inédita que terá lugar na Periplatz, centro de Berlim, desenhou um edifício com três áreas distintas, uma para cada religião, cada uma com a mesma área, mas com uma forma diferente. O edifício responderá às necessidades particulares de cada religião -- na mesquita, por exemplo, haverá um local onde os muçulmanos possam lavar os pés; e na igreja existirá um órgão.
"Do meu ponto de vista, a cidade onde o sofrimento dos judeus foi planeada é agora a cidade onde o centro está a ser construído pelas três religiões monoteístas que definiram a cultura europeia", disse o rabi Tovia Ben Choria à britânica BBC. Já o imã Kadir Sanci toma a Casa como "um indício, um sinal para o mundo que a grande maioria dos muçulmanos é pacífica, não violenta."
O arquiteto chama a atenção para o facto de "quando recuamos muito no tempo, eles [os três diferentes locais de culto] partilham muitas tipologias arquitetónicas. Não são assim tão diferentes." A partilha de diferentes cultos no mesmo espaço não é, aliás, novidade na História, a única - e enorme - diferença é que essa partilha nunca ocorreu de forma simultânea.
Por exemplo, a Igreja da Nossa Senhora da Anunciação em Mértola foi construída como mesquita no séc XII e só no séc XIII se deu a transformação para igreja. Também a Igreja de Santa Maria, na vila de Óbidos foi transformada em mesquita durante a ocupação árabe. No sul de Espanha, inúmeras mesquitas tornaram-se catedrais depois da conquista cristã. Pelo contrário, na Turquia, várias igrejas se tornaram mesquitas. A mesquita Brick Lane, em Londres, foi erigida como igreja no séc XVIII, mais tarde foi transformada numa sinagoga e hoje em dia é uma das mesquitas mais conhecidas do Reino Unido.
A ideia da arrojada House of One terá partido do lado cristão do grupo. O pastor Gregor Hohberg deu conta do facto da localização do futuro edifício coincidir com o espaço da primeira igreja de Berlim, que data do séc XII, a Petrikirche, destruída na Segunda Guerra Mundial. Em 2009, depois de escavações arqueológicas encontrarem o que sobrou da Petrikirche, a ideia surgia. "Berlim é a cidade das chagas e dos milagres", disse o rabi Tovia Ben Chorin ao jornal britânico 'The Independent'.
No início do mês foi lançada a angariação de fundos que espera conseguir obter os 43,5 milhões de euros necessários. Hoje, o site da House of One contava 372 doadores e um total de 18 590 mil euros angariados.
por Mariana Pereira com BBC e 'The Independent'    Daqui

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: