quarta-feira, 18 de junho de 2014

Educação Moral e Religiosa: uma urgência para o nosso tempo

Encontro EMRC (2)Estamos em tempo de matrículas dos alunos para o próximo ano escolar. Na escolha das disciplinas, impõe-se que os pais procurem para os filhos não apenas uma educação técnica, mas uma educação integral.
Os próprios teóricos da educação têm vindo a reclamar essa dimensão educativa. Por isso apresentamos um apelo do Director do Secretariado do Ensino da Igreja das Escolas que alerta para essa necessidade. Dos seus efeitos formativos e de optimismo para a vida, falam os encontros como aquele que reuniu milhares de jovens no Porto, como se testemunhava no número passado.
 
Ide e ensinai! A Igreja, comunidade dos discípulos, não pode ignorar a sua missão de Mãe e de Mestra. Dentro do seu vasto campo de «ensino», gostaria de chamar a atenção para a Educação Moral e Religiosa Católica.

 A Disciplina de EMRC funciona no mundo escolar, e não tem em vista fazer discípulos, mas sobretudo em dar aos alunos a possibilidade de conhecer, com mais rigor, a visão, as propostas e as respostas, que o cristianismo oferece, quanto ao sentido da vida e do mundo, confrontando-as também com as de outras religiões e formas de ser, de viver e de pensar. Mais dirigida à compreensão do que à conversão, apelando mais à inteligência do que ao coração, a disciplina de EMRC há-de ajudar os alunos a fazer uma síntese razoável entre a ciência e a fé, entre a fé e a cultura. Pelo que exorto os pais, e vivamente, a não desperdiçarem esta oportunidade de educação integral dos vossos filhos, em que a dimensão religiosa e espiritual da pessoa e da cultura em que vivemos é mais amplamente conhecida, apreciada, respeitada e valorizada. 

Lembro que a EMRC é uma área disciplinar, de oferta obrigatória e de frequência facultativa, nas escolas públicas, desde o 1.º ciclo até ao ensino secundário. A matrícula deve ser feita ou renovada em cada ano lectivo. 

Caríssimos pais, e a todos os que podem ter uma palavra oportuna de clarificação e ajuda, gostaria de vos dizer: Num tempo como o nosso, em que vivemos uma tão profunda crise, que denuncia, na sua raiz, um vazio ético, isto é, uma clara falta de valores, fazei vós próprios uma opção corajosa pela disciplina de EMRC, inscrevendo nela os vossos filhos! Não lhes abram caminho a tempos livres, em passos perdidos. 

Ao escolher EMRC na Escola pública, os pais abrem, sim, na vida dos filhos, uma porta, que lhes oferece novos horizontes, para construir a vida e fazer dela um percurso com sentido, alicerçados em valores, orientados por princípios, que a tornam muito mais humana e ainda mais bela! Não vos canseis, nem desistais nunca da vossa nobre missão de primeiros educadores, escolhendo o melhor para eles e com eles!

Categoria de topo: Correio de Coimbra     Categoria: Actualidade          Publicado em terça, 17 junho 2014 16:16       Daqui

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: